martins em pauta

segunda-feira, 5 de março de 2018

Paciente com esclerose se emociona ao receber visita de cachorro de estimação

Segunda, 05 de Março de 2018


Internado no Hospital Geral de Roraima há três meses, o pedreiro Márcio Pereira, de 52 anos, recebeu nessa sexta-feira (2) a visita do cachorro de estimação, o vira-lata Barney. O paciente, que sofre com esclerose lateral amiotrófica, a ELA, não consegue se comunicar, chorou de felicidade ao reencontrar o companheiro.

A ELA é uma doença degenerativa que faz com que o paciente perca, aos poucos, os movimentos do corpo. Mas a mente continua ativa. É o caso do Márcio. Ele se comunica com a família somente piscando os olhos.

A ideia de levar Barney os hospital surgiu quando Márcio indicou que queria saber sobre o cão.

“Um dia a gente percebeu que ele estava perguntando sobre alguém, mas a gente dizia vários nomes, mas ele dizia que não. Aí eu lembrei do Barney e era dele que ele queria saber”, contou Francisca Silva, de 61 anos, esposa do paciente.


Para ter certeza que era do cachorro que Márcio estava se referindo, a filha dele fez um vídeo do animal e eles mostraram o pedreiro. “Ele chorou quando viu o vídeo” e depois pediu para ver ele.

Depois do pedido, a equipe multidisciplinar do hospital, chamada de Multi-T, planejou o reencontro que ocorreu no jardim do hospital.

O reação de Márcio ao ver Barney não poderia ter sido outra: ele chorava e sorria ao mesmo tempo.

“Como a gente sabe que a limitação dele é permanente, precisamos ofertar a uma boa qualidade de vida, algo que garanta bem estar. Esse reencontro sem dúvida foi tudo isso. Notamos toda a satisfação dele em ver o cachorro”, disse Carolina, que acompanhou a visita de Barney ao paciente no hospital.

A equipe Multi-T é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social e foi criada para proporcionar atendimentos diferenciados aos pacientes.

Antes de autorizar a entrada no cão, a equipe verificou todas as questões relacionadas a vacinação e higiene do hospital. Esta foi a primeira vez que um animal visitou alguém internado no HGR.

O resultado foi tão positivo que a direção planeja usar como método de tratamento, conforme conta o médico Patrick Araújo, coordenador do Grande Trauma do hospital, setor onde Márcio está internado.

Araújo acompanha a rotina de Márcio no hospital. Segundo ele, é um paciente com quadro clínico quadro estável, sem infecção, pressão arterial normal, sem febre e não necessita do uso de antibióticos. Porém, depende do ventilador mecânico para respirar e por esse motivo, não pode deixar o hospital e isso fez com que ele também apresentasse início de depressão.

“Ele ouve tudo, porém não se move, não interage, mas está acordado. Com esse quadro de depressão nós decidimos fazer alguma coisa pelo seu Márcio, o que resultou na vinda do animal”, disse.

VIA G1 / O Natalense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643