martins em pauta

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Uso do extintor em automóveis deixará de ser obrigatório a partir de outubro

Sexta, 18 de outubro de 2015


O uso dos extintores de incêndio em automóveis não será mais obrigatório. A informação foi confirmada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em reunião realizada nesta quinta-feira (17).

A decisão foi anunciada por Alberto Angerami, presidente do órgão e diretor do Denatran. A obrigatoriedade do equipamento será mantida apenas nos veículos de uso comercial e de transporte de passageiros e de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos, tais como caminhões, micro-ônibus, ônibus.

A alteração entrará em vigor dentro de alguns dias, a partir da publicação da resolução. A medida foi anunciada dias antes de começar a valer a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC.

A ação aprovada em novembro de 2009, deveria ter entrado em vigor em 1º de janeiro deste ano, mas no último mês de junho, a resolução foi prorrogada por mais 90 dias, e entraria em vigor a partir de 1º de outubro.

O Contran havia decidido pelo uso desse tipo de equipamento porque ele combate o fogo em mais tipos de materiais do que o do tipo BC, que equipava carros até alguns anos atrás. Se a regra passasse a valer, o motorista que não tivesse o equipamento receberia multa de R$ 127,69 e perderia 5 pontos na carteira de habilitação.

O uso obrigatório do extintor nos carros é mais comum nos países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Chile. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias, não existe a obrigatoriedade, pois as autoridades consideram que a falta de treinamento e despreparo dos motoristas no manuseio geram mais riscos que o próprio incêndio.


Fonte: J. Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643