martins em pauta

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Samu Metropolitano do Oeste terá ação integrada ao Corpo de Bombeiros Militar


Dentro da programação de comemoração dos 25 anos do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró, nesta sexta-feira (20), a governadora Rosalba Ciarlini efetivará a implantação do Samu Metropolitano do Oeste. O serviço vai dispor inicialmente de sete ambulâncias e duas motolâncias que irão ficar sediadas nos municípios pólo de Mossoró, Pau dos Ferros, Assu, Areia Branca, Baraúnas, Apodi, São Miguel e Caraúbas.

"Nesta fase inicial de regionalização do Samu, buscamos priorizar os municípios com mais de vinte mil habitantes, com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital regional, bem como aqueles que necessitavam de uma redução na diminuição da mortalidade materna ou neo natal", disse Luiz Roberto Fonseca, Coordenador de Urgência e Emergência do Samu.


A instalação do Samu Metropolitano do Oeste cumpre determinação do Plano Estadual de Urgência e Emergência elaborado pelo Governo do Estado e aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde como principal ferramenta de interiorização da saúde.

As ambulâncias foram entregues ao Governo do Estado pelo Governo Federal em junho de 2010 e estavam paradas desde então. Com as três ambulâncias que já atendiam a região e mais três ambulâncias que deverão ser entregues ainda este mês, totalizará 13 veículos para atender a região Oeste.

As motolâncias são pioneiras no Brasil. Através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros elas irão funcionar com um socorrista bombeiro e um técnico em enfermagem socorrista do SAMU, sendo esta a primeira de muitas ações integradas, entre ambos os órgãos, planejada para iniciar ainda este ano.

"Com o apoio do Governo do Estado estamos iniciando uma importante parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Samu visando atender com mais qualidade e no menor tempo a população norte riograndense. Esta ação pioneira começará por Mossoró e em breve estará ocorrendo em todo o Estado do RN", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN.

A solenidade oficial de implantação do Samu Metropolitano do Oeste com a reativação das motolâncias do Corpo de Bombeiros será realizada às 17 horas, de hoje, 20, no 2º Grupamento de Bombeiros, situado no Aeroporto da cidade de Mossoró.

Fonte: CBMRN editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643