martins em pauta

sábado, 28 de maio de 2011

A Martinense Ângela Maria Paiva Cruz Reitora da UFRN toma posse hoje

A solenidade de transmissão do cargo de reitor e posse da vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será realizada neste sábado às 19h, no Teatro Alberto Maranhão. Na ocasião, a professora Ângela Maria Paiva Cruz receberá do reitor Ivonildo Rêgo o cargo de Reitora da instituição. Logo após, a reitora dará posse à vice-reitora eleita, professora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.


Ângela: primeira mulher a ocupar cargo mais importante da UFRNÂngela: primeira mulher a ocupar cargo mais importante da UFRN
Os grupos Madrigal e Jerimum Jazz, da Escola de Música da UFRN, farão as apresentações musicais de abertura e encerramento da noite. A execução do Hino Nacional, ao som de piano, com o pianista Paulo César Bezerra Victor e interpretação da solista Ângela Bezerra do Nascimento, encerrará a sessão solene.

Autoridades políticas e acadêmicas foram convidadas para a cerimônia, que será presidida pelo atual reitor Ivonildo Rêgo. A solenidade terá momentos especiais, como a condução da Reitora e Vice-reitora à mesa de honra por Comissão Especial, formada pelos diretores de Centros e Unidades Administrativas, e a aposição das vestes talares, que será feita por comissão composta pela professora Tércia Maranhão, representando o corpo docente, Ana Cristina de Medeiros Araújo, representando os servidores, e pela estudante Luanda Kívia de Oliveira Rodrigues, representando os discentes. O discurso de saudação à nova Reitora será proferido pelo professor Ivan Lira de Carvalho, do Departamento de Direito Público.

Ângela Paiva foi nomeada Reitora da UFRN no Decreto de 16 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União de nº. 93, assinado pela presidenta Dilma Roussel. Em comum, elas têm o fato de serem as primeiras mulheres a ocuparem as suas respectivas funções, escolhidas em eleições diretas, no mesmo mês e ano: novembro de 2010.

A professora Ângela Maria Paiva Cruz é a décima pessoa a ocupar o cargo, junto com a professora Maria de Fátima Ximenes, eleitas para um mandato de quatro anos - de 2011 a 2015. A nova reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz, é doutora em Educação com mestrado em Filosofia (área de Lógica) e licenciada e bacharel em Matemática. Iniciou a carreira docente como professora de ensino fundamental e médio das redes de ensino municipal e estadual. Docente da UFRN desde 1983, já atuou como vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN) e chefe do Departamento de Filosofia. Publicou/organizou três livros em sua área de conhecimento nos anos de 2001, 2004 e 2005. Foi membro de algumas comissões e representante docente nos Colegiados Superiores (CONSEPE e CONSUNI). Até dia 24 de maio, foi vice-reitora da UFRN e coordenadora do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Tribuna do Norte editado por martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643