martins em pauta

sábado, 2 de agosto de 2025

“Moraes presta serviço fundamental à democracia”, diz Gilmar Mendes

Sábado, 02 de agosto de 2025

Ministro Gilmar Mendes. Sessão plenária do STF. Brasilia, 20-06-2018. Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, decano do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu nesta 6ª feira (1º.ago.2025) a atuação de Alexandre de Moraes nas investigações sobre a tentativa de golpe de 8 de Janeiro.

Durante a abertura do ano do Judiciário, Gilmar destacou o papel de Moraes à frente dos processos que apuram os ataques aos Três Poderes e a tentativa de golpe, que buscaram impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito em 2022.

“Ministro Alexandre, Vossa Excelência tem prestado um serviço fundamental ao Estado brasileiro, demonstrando prudência e assertividade na condução dos procedimentos instaurados para a defesa da democracia”, declarou.

Gilmar também criticou os ataques dirigidos a Moraes e disse que eles partem de “radicais inconformados” com os avanços das investigações. “O alvo central contra quem as baterias dos radicais têm se voltado é o eminente Ministro Alexandre de Moraes, responsável pela apuração da tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo eleito em 2022”, disse.

Segundo o decano, as críticas ao relator do caso são motivadas por interesses políticos e por campanhas de desinformação: “As censuras que têm sido dirigidas ao Ministro Alexandre […] partem de radicais que buscam interditar o funcionamento do Judiciário e manietar as instituições fundamentais de uma democracia liberal”.

Gilmar afirmou que não há indícios de irregularidade nos atos processuais conduzidos por Moraes. “Não há nenhum fato real, concreto e individualizado que sinalize o menor desvio, ou descuido, do relator em relação ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório”, declarou.

O ministro também disse que os ataques ao STF e a Moraes “não intimidarão” a Corte. “Este Supremo Tribunal Federal não se dobra a intimidações!”, disse.

O ministro ainda reafirmou que as instituições brasileiras são sólidas: “Que ninguém duvide da imparcialidade e da legitimidade da atuação do STF, e que ninguém ouse desrespeitar a soberania do Brasil. A democracia e as instituições brasileiras são fortes e resilientes”.

Poder 360


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643