martins em pauta

quinta-feira, 18 de maio de 2023

URGENTE: Vem aí a CPI das ONGs da Amazônia! Luta de 5 anos do senador Plínio Valério é vitoriosa (veja vídeo)

Quinta, 18 de Maio de 2023

Com a maioria dos membros já indicados e registrados na Mesa Diretora, a instalação da CPI das ONGs na Amazônia, imediatamente, foi autorizada hoje pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Assim, consegue êxito a luta de cinco anos do senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor do requerimento da CPI, para investigar denúncias de indígenas e outras lideranças da região, sobre a existência de um governo paralelo comandado por organizações não governamentais financiada pelo capital estrangeiro, principalmente pelo Fundo Amazônia abastecido até agora com R$5.5 bilhões pela Noruega e Alemanha.

Os partidos da base governista não quiseram fazer as indicações até agora, na tentativa de evitar a instalação da CPI, mas com a maioria dos 11 titulares e sete suplentes já indicados, o regimento do Senado prevê que a CPI pode ser instalada. Até agora seis dos 11 titulares já foram indicados. 

O questionamento sobre a legalidade da instalação mesmo sem a indicação da totalidade foi feito por Plínio e Pacheco confirmou:

"Parece-me que os outros partidos que não indicaram não têm interesse. A pergunta que fica à Mesa: é possível instalar a CPI das ONGs com indicação de seis representantes, o que significa a maioria? Isso é possível?", perguntou Plínio.
"Senador Plínio Valério, é perfeitamente possível, à luz do Regimento, já fazer a reunião para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito", autorizou Pacheco.

Com a confirmação, Plínio fez um último apelo aos blocos que não indicaram os membros, para que o façam, pois tomará as providências para realização da sessão para instalação da CPI das ONGs.

"Vamos iniciar os trabalhos para, quem sabe, apontar soluções, embora nós saibamos quais delas seriam possíveis. Uma delas é escancarar, é mostrar, é a transparência do dinheiro que vem do Fundo Amazônia", disse Plínio.

O senador citou matéria do portal UOL, da Folha, mostrando que há muita desinformação em relação ao Fundo Amazônia. A matéria diz que já foram arrecadados R$5,5 bilhões.

"E sabem quantos brasileiros foram atingidos por essas instituições às quais o Fundo Amazônia dá dinheiro? 266 mil amazônidas, incluindo os indígenas, incluindo ribeirinhos e pescadores. 5 bilhões!", observou Plínio. 

No ato da instalação, será feita a eleição para os cargos de presidente e relator da CPI. Como autor da CPI, Plínio disputará o cargo de presidente da comissão. 

Hoje mesmo, o canal A Verdade divulgou uma entrevista exclusiva com o senador Plínio Valério:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643