martins em pauta

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Dominado pelo tráfico, Equador vê mais um candidato ser assassinado antes das eleições

Segunda, 06 de Fevereiro de 2023


Menéndez, que era dono de uma empresa que presta serviços de internet, foi morto a tiros na província de Manabí, no sudoeste do país.

Semanas antes dele, um outro candidato a prefeito da cidade de Salinas, também perdeu a vida antes das eleições municipais.

O Equador é dominado pelo crime organizado e o tráfico internacional de drogas e os bandidos estariam descontentes com o referendo que foi convocado para decidir sobre a permissão de extraditar cidadãos equatorianos envolvidos com a criminalidade.

Nos últimos cinco anos, a escalada de violência aumentou no país porque os traficantes mudaram a dinâmica dos grupos de vendas de drogas e desmontaram várias forças de segurança que combatiam o crime. Como resultado dessa investida, o Equador disparou em números de assassinatos..

Os bandidos praticam atos de terrorismo, incendeiam postos de combustíveis e até hospitais. A polícia tentou trocar os líderes de facções das penitenciárias, mas, do lado de fora, teve muitas represálias à população.

O tráfico é tão presente no Equador que quem trabalha nesse mercado recebe não mais em dólar, mas em cocaína; favorecendo ainda mais os cartéis locais.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643