Segunda, 06 de Fevereiro de 2023
Menéndez, que era dono de uma empresa que presta serviços de internet, foi morto a tiros na província de Manabí, no sudoeste do país.
Semanas antes dele, um outro candidato a prefeito da cidade de Salinas, também perdeu a vida antes das eleições municipais.
O Equador é dominado pelo crime organizado e o tráfico internacional de drogas e os bandidos estariam descontentes com o referendo que foi convocado para decidir sobre a permissão de extraditar cidadãos equatorianos envolvidos com a criminalidade.
Nos últimos cinco anos, a escalada de violência aumentou no país porque os traficantes mudaram a dinâmica dos grupos de vendas de drogas e desmontaram várias forças de segurança que combatiam o crime. Como resultado dessa investida, o Equador disparou em números de assassinatos..
Os bandidos praticam atos de terrorismo, incendeiam postos de combustíveis e até hospitais. A polícia tentou trocar os líderes de facções das penitenciárias, mas, do lado de fora, teve muitas represálias à população.
O tráfico é tão presente no Equador que quem trabalha nesse mercado recebe não mais em dólar, mas em cocaína; favorecendo ainda mais os cartéis locais.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário