martins em pauta

terça-feira, 8 de junho de 2021

Ex-guerrilheiro das Farc preso no CE é extraditado para os EUA


Terça, 08 de Junho de 2021


A Polícia Federal extraditou o colombiano Guillermo Amaya Ñungo, de 57 anos, para os Estados Unidos nesta sexta-feira (4), após o ex-guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) passar quase dois anos preso em Fortaleza. A operação foi realizada em conjunto com a Agência de Combate às Drogas dos Estados Unidos (DEA).

Conhecido nos EUA como “El Patrón”, Guillermo pode pegar até 30 anos de pena por tráfico internacional de drogas e organização criminosa. Ele é acusado de comandar um complexo esquema de transporte de cocaína em grandes quantidades entre a Colômbia e o país norte-americano, com uso de aeronaves próprias e pistas de pouso em nações da América Central.

El Patrón foi detido pela PF em setembro de 2019 ao buscar a filha na escola, em Messejana, no Ceará. Sua extradição foi aprovada um ano depois no STF (Supremo Tribunal Federal) por unanimidade e posteriormente autorizada pelo Ministério da Justiça.

De acordo com a PF, a operação de extradição de Guillermo contou com forte esquema de segurança. Ele foi transportado sob escolta em jato executivo do governo dos Estados Unidos.

(Pleno News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643