martins em pauta

terça-feira, 2 de março de 2021

Embaixadora, que agrediu empregada doméstica no Brasil, é demitida pelo presidente das Filipinas

 Terça, 02 de Fevereiro de 2021


Em discurso, nesta segunda-feira (1), Duterte, disse:

"A Embaixadora no Brasil, que maltratou uma empregada doméstica: Assinei o documento afirmando a decisão que impõe a pena de demissão do serviço, com a pena acessória de cancelamento de elegibilidade, perda de benefícios de aposentadoria, impedimento perpétuo de ocupar cargos públicos e impedimento de prestar concurso público", afirmou.
As agressões de Marichu à emprega da família foram, amplamente, divulgadas em cadeia nacional; depois que o programas de televisão conseguiram as imagens dos abusos registrados pelas câmeras de segurança, em 25 de outubro do ano passado.

Um dia após a divulgação das imagens, Marichu foi convocada de volta ao país asiático e uma investigação foi aberta no Departamento de Relações Exteriores (DFA, na sigla em inglês). A acusação formal contra a embaixadora foi apresentada em novembro.

No Brasil, o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins (MPT- DF/TO) também abriu investigação para apurar o caso. O órgão informou que "segundo a procuradora Carolina Mercante, pelos vídeos encaminhados, é possível detectar agressões físicas, que configuram trabalho degradante".

Marichu era diplomata de carreira, desde 1995. Ela foi nomeada embaixadora no Brasil em 2018, mas já havia atuado em Bahrein, Bélgica, Israel e Itália.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643