martins em pauta

sábado, 6 de junho de 2020

No Rio de Janeiro, funcionamento de shoppings e futebol estão liberados a partir deste sábado

Sábado, 06 de Junho de 2020

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Em edição extra do Diário Oficial do Estado, o governo do Rio de Janeiro autorizou o retorno de algumas atividades. De acordo com o decreto assinado pelo governador Wilson Witzel (PSC), na noite dessa sexta-feira (5), bares, restaurantes e shoppings centers poderão funcionar a partir deste sábado (6). O futebol e outros esporte de alto rendimento também poderão retomar suas atividades, desde que sem público.

Essas são as primeiras medidas que visam afrouxar o isolamento social no estado, que é o segundo com mais casos e mortes por coronavírus no Brasil. A capital fluminense, no entanto, possui outras datas para reabertura.

Em postagem nas redes sociais, o governador disse que as medidas de isolamento adotadas aqui salvaram milhares de vidas. "Com as medidas restritivas que estabelecemos em 16 de março, e que começam a diminuir a partir deste sábado por decreto, salvamos mais de 46.000 vidas. Vamos seguir no enfrentamento à Covid-19. E deixaremos hospitais de alta complexidade como legado para os próximos cinco anos", ressaltou.

De acordo com o governo estadual, a decisão de flexibilizar as regras foi tomada com base em estudos que indicam a redução da pandemia. Com isso, algumas regras foram estabelecidas para o retorno gradual das atividades: os bares e restaurantes terão que funcionar com limite de ocupação até 50% da capacidade; os shoppings e centros comerciais poderão abrir das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade, e fornecimento de álcool em gel gratuito, mas áreas de recreação como cinemas permanecerão fechadas; equipamentos e pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar também podem reabrir, respeitando o limite de 50% da capacidade; e organizações religiosas podem funcionar com a distância de 1 metro entre as pessoas; entre outras mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643