martins em pauta

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Bolsonaro decide demitir Mandetta do Ministério da Saúde

Segunda, 06 de Abril de 2020

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro deve demitir ainda nesta segunda-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à crise do novo coronavírus. O ato oficial de exoneração de Mandetta está sendo preparado nesta tarde no Palácio do Planalto. A expectativa é que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União após reunião do presidente com todos os ministros, entre eles Mandetta, convocada para as 17h. A informação sobre a exoneração de Mandetta foi confirmada ao Globo por dois auxiliares do presidente da República.

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, é o mais cotado para substituí-lo. Ele almoçou com Bolsonaro e os quatro ministros que despacham do Palácio do Planalto nesta segunda, Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)..

O diagnóstico entre auxiliares do presidente é que a permanência de Mandetta no cargo se tornou insustentável após uma série de críticas do presidente à sua atuação no enfrentamento à Covid-19. Ele foi acusado por Bolsonaro de falta de humildade, em entrevista na última quinta-feira, e contrariou o presidente ao defender o isolamento e o distanciamento social para combater a disseminação da Covid-19.

No domingo, Bolsonaro havia dito, sem citar nomes, que “algumas pessoas” do seu governo “de repente viraram estrelas e falam pelos cotovelos” e que ele não teria medo nem “pavor” de usar a caneta contra eles.

Mandetta vem negando que pediria demissão e disse que só sairia do governo por decisão do presidente. Na sexta-feira, após as críticas de Bolsonaro, afirmou que não iria “abandonar o paciente”.

Terra, que é médico, manteve sua posição de apoio ao governo e pela flexibilização do isolamento, o que agradou Bolsonaro.

Na última quarta-feira, o presidente teve três audiências com a participação de Terra no Palácio do Planalto, a primeira com o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, e as outras duas com dez médicos, para discutir o uso da hidroxicloriquina no tratamento de infectados com a Covid-19. Mandetta, por sua vez, não foi convidado para as reuniões com os médicos.

Também na semana passada, o ministro da Saúde chamou Terra de “Osmar Trevas” em um grupo de WhatsApp do DEM, seu partido, após o compartilhamento de uma notícia sobre a reunião com os médicos. Foi a única vez que ele se pronunciou no grupo da sigla em toda a crise.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. duendevermelho
    Foi fazer contrato de publicidade de 1bilhao sem aval do mito… já era!
  2. Luciano Brito
    Se Botafogo e Batoré e a esquerda reclamar da decisão do presidente a exoneração foi correta
  3. Walter
    É isso ai presidente Bolsonaro. É necessário trabalho em equipe visando o bem-estar do Brasil, saiu da curva, teve suas chances de modificar, não o fez então fora!! Parabéns
  4. Pedro
    Infelizmente não somos realmente um país de sorte e preparado.. Depois de vários governos trapalhoes, analfabetos, alfabetizados imbecis e mais outras mazelas, tais como, ladrões, saqueadores e pilantras. Caímos nas mãos de um mílico mal engendrado., Ele pode, com esse ato, ter antecipado o fim do seu governo, mais uma vez perdemos nós.
  5. Cigano Lulu
    Pronto, Bolsonaro acaba de sacramentar sua improvável reeleição em 2022.
    Foi eleito porque teve a sorte de um doido lhe desferir uma facada (sim, brasileiro adora coitadismo). E imagina-se cacifado para renovar o mandato com a demissão do ministro da Saúde em plena 'guerra' do coronavírus.
    Pobre Brasil, se Bolsonaro não existisse precisaria ser inventado.
  6. Valéria
    Não é o ideal em um momento de crise. Vamos ser mais humildes !!!! Cuidado com o caos que pode gerar, em virtude de mudanças anteriormente já tomadas. Deus proteja!!!!
  7. Cidadão Indignado
    Esse chefe de manicômio tá dando um tiro na própria cabeça. Colocaram um LOUCO desequilibrado no comando do País. Vai tirar o único ministro competente nos quadros desse desgoverno.
  8. Silva
    Ninguém é insubstituível !!!
  9. Moyses
    Não e possível esse tipo de isolamento que Mandetta está defendendo já comprometei muito a nossa economia tem que dar um basta nisso
  10. Cigano Lulu
    O sonho de consumo de Doria sempre foi ter Mandetta como secretário de Saúde de São Paulo. Resta saber se ele aceitaria o convite ou se prefere ocupar sua cadeira na Câmara dos Deputados.
  11. João luis
    Acho que foi uma decisão errada… mais manda quem pode.
    Complicado.
  12. Nica
    Jogou a última pá de areia…
  13. Antonio Turci
    Mandetta mostrou empenho. Mas, para qualquer pessoa que acompanha o momento político do Brasil, sabe que o Presidente endossou a Quarentena Vertical de manhã e o Ministro, em seguida, adotou publicamente postura oposta à do Presidente. Isto configurou uma "quebra" de hierarquia. Enquanto o Dr. Mandetta pregava a Quarentena horizontal o Presidente foi bem mais moderado ao querer salvaguardar, também, a Economia.
  14. Ricardo Lúcido
    Agora sim . O presidente , votei nele e me arrependo , assumiu uma posição . Na minha opinião fez uma grande besteira . Se mudar a estratégia agora , vai para beira do precipício , se mantiver vai denotar que inexoravelmente estava com ciúmes . Bolsonaro , votei nele e me arrependo , é um caso para estudo . A história vai colocá-lo em um lugar de destaque dentre os mais medíocres presidentes de uma nação . Pequeno nas atitudes e grande na arrogância e incapacidade deco víveres . Um ser raso de empatia . Sorte a Osmar Terra .
  15. Gonçalo Alves
    Este indivíduo que "ainda" senta na cadeira de presidente é um paranoico imbecilizado.
    Além de ter sérios desvios de comportamento, sofre de "ciúme de macho" crônico.
    Com o seu comportamento e complexos, já afastou todos os seus ministros e auxiliares que se destacaram ou que tiveram algum brilho próprio – sempre orientado nas suas loucuras pelos filhos dementes.
    Ok; vai demitir o Mandetta? Que demita, mas que saiba que, desta vez, não terá nenhum apoio (a não ser dos filhos e babões mais próximos) e que com este ato inicia a sua derrocada e futura queda.
    Mandetta sai agora e o capitão ficará isolado e cairá em pouco tempo. Passou dos limites.
  16. Gustavo Almeida
    Cavou sua sepultura o presidente Bolsonaro. Não voto mais nesse doente mental .
  17. kleber de gois
    Votei em Bolsonaro, mas a postura que ele assumiu frente a essa crise mundial foi digna de repúdio. Demitir Mandetta por ciúmes parece briga de estagiário. Ainda hoje ele para em frente ao palácio para dizer "quem manda sou eu", quando o momento não é para esse tipo criancice. O vírus é uma realidade que mata mais de 1.000 pessoas por dia no mundo, se alguém achar esse número algo normal ou é estúpido demais ou está de má fé. Agora, aparece o novo Ministro que, convenientemente, compactua com a opinião do pífio Presidente e dos seus filhos, o quais (tal pai tal filho), também, só causam confusão; tomara que eles nos seus "achismos" atirem no que veem e acertem o que não veem em relação ao vírus, ao contrário da opinião de praticamente toda a classe médica mundial. Salve o Brasil, deitado eternamente em berço esplendido!
  18. Observando
    Porque Osmar Terra? To achando estranho. Pensava que ia chamar mais um General.
  19. Julio Cesar Pimenta
    Pelo que dizem em Brasília foi influência de Michele Bolsonaro pra colocar Osmar Terra…
  20. Medeiros
    Presidente começa a atirar no pé,um dos seus auxiliares mais comprometidos com o governo sendo exonerado assim,mostra que o brilho do ministro o atingiu.
  21. José
    BOLSONARO INCOMPETENTE! MOURÃO PRESIDENTE!!!
  22. MITO, M I T O, M I T O
    Agora vai…
  23. Observando
    Algumas pessoas viraram estrelas. Algumas. Entao falta mais gente para ser exonerado.
  24. Emerson Fonseca
    E junto com Mandetta, com certeza sua equipe. Aguardemos cenas dos próximos capítulos, deste tenebroso filme.
  25. Luis
    O presidente vai dá um tiro no pé
  26. Joelma
    Agora ferrou tudo de vez !!!!!
    A pandemia vai descontrolar com força no Brasil .
    Deus nos salve !!!!!!!
  27. Rei
    Está certo o Presidente. Quem quiser usar o cargo para aparecer ou crescer politicamente, vá disputar a eleição presidencial.
  28. Lucas
    Caiu Mandetta o próximo será o imbecil
  29. Lucas
    Cavou a própria cova. Xau, imbecil
  30. Tarcísio Eimar
    Vixe, parece q não foi uma boa ideia aparecer nas lives do fim de semana
  31. Tio Deyvson
    Ele tá ficando doido mesmo
  32. Luiz Antônio
    Osmar Terras de volta ao governo… o presidente está atendendo a um pedido de quem?!
  33. Thiago Lopes
    Tá na hora de demitirem Bolsonaro!
  34. Napoleandro
    Vixe, apelou para um ex ministro de Lula?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055