martins em pauta

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Hospitais públicos e privados do Rio Grande do Norte estão usando cloroquina

Sexta, 10 de Abril de 2020

O Rio Grande do Norte está utilizando a cloroquina no tratamento de pacientes internados em decorrência do novo coronavírus. A droga, que é uma das utilizadas em todo o mundo no combate à Covid-19, está sendo disponibilizada aos pacientes pela rede pública de Saúde através de 11 hospitais que fazem parte do Plano de Contingência estadual em Natal, Parnamirim, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Pau dos Ferros. Também está ocorrendo a utilização do medicamento em pacientes na rede privada.

O presidente Jair Bolsonaro é um dos maiores entusiastas da utilização da cloroquina no tratamento da Covid-19. Em seu mais recente pronunciamento, na quarta-feira, 8, o presidente disse que teve contato com a Índia para ampliar a compra de matéria-prima necessária para a produção do medicamento. Mesmo sem a eficácia cientificamente comprovada, o Rio Grande do Norte também decidiu pela utilização da droga.

Em nota técnica da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), ficou definido o fluxo de dispensação de cloroquina para pacientes com Covid-19 no Estado. A nota leva em consideração que não existe “terapias farmacológicas e imunobiológicos específicos para Covid-19″, além da taxa de letalidade da doença em indivíduos de idade avançada “em razão da insuficiência de alternativas terapêuticas para essa população em específico”.

O Ministério da Saúde disponibilizou para uso, a critério médico, a cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves, em pacientes hospitalizados, sem abrir mão de outras medidas de suporte, inclusive a utilização de outros medicamentos. A medida do Ministério considera que não existe outro tratamento específico eficaz disponível no momento e que “há dezenas de estudos clínicos nacionais e internacionais em andamento, avaliando a eficácia e segurança de cloroquina/hidroxicloroquina para infecção por Covid-19″. Assim, não está descartada a hipótese de que o uso deixe de ser indicado, dependendo de novas evidências
científicas.


TRIBUNA DO NORTE
OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Calixto Silva
    A cloroquina está dando certo no combate ao vírus chinês covid-19, mais os esquerdopatas acham melhor não utilizar, pra eles o melhor medicamento para o combate ao vírus chinês covid-19, é a canabis mais conhecida por maconha.
  2. Aderbal.
    Mandetta 2022
  3. Alberto Lopes
    #bolsonarosempretemrazao
  4. Irmâo toledo
    O clorobolsonaro Ta dando CERTO!!!
    Aí papai!!!!
    A petezada, adorador de ladrão é só alvoroço.
    Kkkkk
  5. Silva
    #Bolsonarotemrazao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643