martins em pauta

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Governo do Distrito Federal autoriza a reabertura de parte do comércio e de cursos profissionalizantes

Sexta, 10 de Abril de 2020

O Distrito Federal se tornou uma das primeiras unidades da Federação a relaxar as regras de isolamento e autorizar a reabertura de uma parte do comércio e do sistema de ensino.

Em um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira (9), o governador Ibaneis Rocha (MDB) passa a permitir o funcionamento de lojas e fábricas de móveis e eletroeletrônicos. O texto também autoriza a reabertura de cursos profissionalizantes do sistema S: Sesc, Senai, Sesi, Senac, Senar, Sesccop, Sest, Sebrae e Senat.

A decisão ocorre exatos oitos dias após um grande decreto estabelecer uma grande quarentena em Brasília e nas cidades no entorno da capital federal. O governo suspendeu então a realização de eventos, determinou o fechamento de shoppings, lojas e restaurantes e suspendeu aulas nas redes pública e privada.

A restrição a essas atividades continuam mantidas até o dia 3 de maio, enquanto as aulas não serão retomadas antes de 31 de maio.

O relaxamento decidido hoje, no entanto, acontece em um momento em que o Distrito Federal apresenta números preocupantes em relação ao surto do novo coronavírus. Embora os números absolutos de casos confirmados e mortes não estejam entre os mais altos do país, eles impressionam quando levado em conta o tamanho da população. O Distrito Federal detém o segundo maior coeficiente de casos por 100 mil habitantes – 16,7.

O índice coloca o Distrito Federal entre as unidades da federação que preocupam o Ministério da Saúde, por estarem na transição para a chamada fase de aceleração descontrolada.

FOLHAPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643