Segunda, 27 de Agosto de 2018

Foto: Arquivo Pessoal
Três tartarugas, sete pinguins e dois albatrozes foram encontrados mortos nas praias do litoral de São Paulo, entre a manhã de sexta-feira (24) e este sábado (25). Os animais marinhos estavam em estágio avançado de decomposição, e foram recolhidos pelo Instituto Gremar em cidades da Baixada Santista, para serem levados para necropsia.
Segundo informações da bióloga do Gremar, Rosane Farah, foram encontradas duas tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta) em Bertioga e Guarujá. As equipes conseguiram identificar que se tratam de dois machos, um adulto e outro ainda jovem. Também foi recolhida uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) em São Vicente e um pinguim em Guarujá.
"Infelizmente, esses animais já estavam em estado avançado de decomposição quando foram encaminhados para a base do Gremar. Isso impossibilita afirmar qual foi a causa da morte. Porém, a maioria dos animais que recebemos aqui apresenta interação com resíduo sólido, lixo, ou com pesca. Essas são as causas mais comuns para o encalhe desses animais", disse a bióloga.
De acordo com o portal G1, o último balanço divulgado pelo Gremar aponta que 436 animais foram encontrados mortos entre as praias de Bertioga e Peruíbe, cidades cobertas pelo instituto. Já o número de animais vivos resgatados chegou a 179 no mesmo período, com taxa de reabilitação em 44% (79 solturas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário