martins em pauta

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Rio Grande do Norte recebe sete novos parques eólicos

Quarta, 17 de junho de 23015
Foto: Assecom/Governo do RN


Da redação

O Rio Grande do Norte inaugurou nesta terça-feira (16) dois complexos eólicos no Estado no município de João Câmara, região Norte do Estado. Os dois primeiros complexos eólicos são de um total de cinco que serão implantados no Estado potiguar até 2019 pela empresa Companhia Paranaense de Energia (Copel). O investimento inicial para este ano é de R$2 milhões. 

A inauguração marca a entrada oficial em operação dos quatro parques do complexo São Bento (94 MW), na cidade homônima, e de três parques do Brisa Potiguar (75,6 MW), em João Câmara.
Somados, eles possuem 169,6 MW de capacidade instalada. Na prática, contudo, esses parques já geram energia desde fevereiro e maio deste ano, no caso do São Bento e do Brisa Potiguar, respectivamente - o maior complexo eólico da Copel com capacidade de geração de 183,6 MW, composto 7 parques eólicos com 68 aerogeradores, repartido em duas grandes áreas no Rio Grande do Norte.

No segundo semestre deste ano, começam a operar os quatro parques restantes do Complexo Brisa Potiguar (108 MW) e os quatro parques do Complexo São Miguel do Gostoso – único em que a Copel divide a participação com outro empreendedor, a Voltália, que possui 51% do parque - encerrando o ano com 331,6 MW de potência eólica instalada. 

Com base nos empreendimentos com energia eólica já vendida em leilões, a companhia vai chegar a 2019 com 663,6 MW de capacidade instalada. Nessa conta estão incluídos mais dois complexos eólicos – Cutia e Bento Miguel – que ainda serão construídos pela companhia na região do município de São Bento.

De acordo com o Governador do RN, Robinson Faria, "Somos um Governo parceiro do empreendedor. Desde o início da nossa gestão já realizamos, através do Idema, mais de 50 licenças ambientais na área de energia eólica. Mas não é simplesmente para beneficiar os empresários. E sim porque queremos estabelecer uma política pública de estado que colabore com o desenvolvimento econômico e social”. 

O titular da Secretaria de Desevolvimento Econômico, Paulo Roberto Cordeiro, lembrou que o Rio Grande do Norte tem potencial energético de 15 Gigawatts e não à toa tem atraído investidores em energias renováveis como a Copel. 

“O Rio Grande do Norte tem todas as razões técnicas e políticas para acolher investidores como a Copel”, disse. 

Com a inauguração dos dois parque eólicos de hoje, a Copel contabiliza ao todo 28 parques já instalados no Estado, os quais fazem parte de cinco complexos em cidades como João Câmara e São Bento do Norte e, em breve, também deverá se instalar em São Miguel do Gostoso. Foram erguidos 79 aerogeradores que alcançam 90 metros de altura, com previsão de produzir 280 Megawatts esse ano e até 2019 mais de 600 Megawatts, com capacidade para suprir energia para 2 milhões de consumidores em todo o Brasil.

Essa é a primeira vez que a empresa paranaense investe em parques eólicos fora de seu Estado. 


Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643