martins em pauta

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Hospital Maternidade Almeida Castro ganha mais 28 leitos

Quarta, 17 de junho de 2015 


Prefeito Francisco José Júnior entregou benefício nesta terça-feira, 16


O Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) entregou à população mossoroense mais um novo serviço: a ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINca), com 18 novos leitos estruturados, e ainda mais 10 leitos destinados à Gestação de Alto Risco (GAR). A entrega foi acompanhada pelo prefeito Francisco José Júnior na manhã desta terça-feira, 16.

“Desde que a junta interventora, formada por técnicos da Prefeitura de Mossoró e estabelecida pela Justiça Federal, assumiu a administração da maternidade, são várias as melhorias implantadas na unidade. A ampliação dos leitos do programa ‘Mãe Canguru’ é mais um serviço entregue à população, entre tantos outros que já foram ativados, como a UTI Neonatal, Centro Cirúrgico e laboratório, e os que ainda serão inaugurados, como a UTI Pediátrica e Adulto”, destacou o prefeito Francisco José Júnior.

A reestruturação do Hospital Maternidade Almeida Castro está sendo apoiada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, que arca com o pagamento dos médicos e insumos. “Sem o apoio do Município, não estaríamos conseguindo avançar tanto, já que os recursos que recebemos do SUS teriam que ser utilizados para pagar os salários dos médicos. Essa parceria tem fortalecido a atuação do Hospital junto à população”, informa a diretora interventora do HMAC, Larizza Queiroz.


A nova ala do HMAC, inaugurada nesta terça, possui três enfermarias e uma área de convivência. Os espaços são direcionados para mães e recém-nascidos que precisam ficar no Hospital até o bebê ganhar peso suficiente para ter alta, de acordo com o que preconizam as portarias do Ministério da Saúde. Para o advogado Diego Tobias, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção Mossoró da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o processo de reestruturação do Hospital tem sido “extraordinário”.

“O que vemos agora é um atendimento humanizado, uma realidade completamente diferente. A equipe de interventores tem alcançado êxito em seu trabalho, o que deixa a Comissão de Direitos Humanos, que tem acompanhado todo esse processo, muito feliz com os resultados atingidos. Quem ganha com todas essas melhorias é a sociedade”, enfatiza Diego Tobias.

Com a ampliação do setor onde funciona o programa “Mãe Canguru”, o Hospital Maternidade Almeida Castro passa a ter mais de 130 leitos. O próximo passo na reestruturação do HMAC é a abertura da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, que está sendo finalizada, e a Pediátrica, em processo de implantação.


Fonte: Assessoria da Prefeitura/ Carlos Skarlack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643