martins em pauta

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Condições psicológicas adversas e traumas de infância podem acelerar o envelhecimento

Quinta, 22 de Janeiro de 2015 

Foto: Reprodução

De acordo com uma pesquisa divulgada pela publicação estadunidense “Biological Psychiatry”, traumas de infância e condições psiquiátricas adversas pode levar as pessoas a um envelhecimento acelerado. Os pesquisadores do Butler Hospital, nos Estados Unidos, disseram terem descoberto evidências que evidenciam a relação entre o estresse e traumas e o envelhecimento celular.

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram 299 adultos que foram separados em grupos com base em suas experiências e possíveis traumas de infância – que poderiam ser ansiedade, depressão ou transtornos por uso de medicamentos.

Na segunda etapa do estudo, os participantes tiveram o DNA analisado, especialmente os comprimentos dos telômeros e alterações no DNA mitocondrial (mtDNA) – partes que servem como parâmetro para medir o envelhecimento celular.

Dessa forma, os resultados mostraram que os problemas na infância foram associados a telômeros mais curtos e um maior teor de DNA mitocondrial. Esses efeitos foram observados com mais frequência em adultos que já tiveram problema com depressão e ansiedade.

“Identificar as mudanças que ocorrem em nível celular devido a esses fatores psicossociais nos permite compreender as causas dessas más condições de saúde e, possivelmente, o processo global de envelhecimento” disse Audrey Tyrka, um dos autores da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643