martins em pauta

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Leitos de UTI Neonatal do Varela Santiago são habilitados pelo Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira (21), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a Portaria nº 394 habilitando, no âmbito da Rede Cegonha, os 10 leitos de UTI Neonatal (UTIN) do Hospital Infantil Varela Santiago – Instituto de Proteção e Assistência a Infância do RN. Com esta habilitação, o Hospital Infantil Varela Santiago passa a receber um aporte financeiro em torno de R$ 800,00/dia por cada leito, em contrapartida do Governo Federal para manutenção dos serviços.

O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacou o empenho do Governo do Estado para manutenção dos leitos neonatal que servirão de retaguarda para as maternidades públicas do estado.

“Fomos informados da publicação da Portaria nº 394, que trata da habilitação dos leitos do Hospital Varela Santiago, pelo Dr. Paulo Xavier, diretor daquela Unidade. Com essa habilitação, o hospital garante a permanência de sua UTI Neonatal que possui uma importante função dentro da assistência materno infantil em nosso estado. Agradeço a governadora Rosalba Ciarlini que, acompanhada o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e do Deputado Federal, Betinho Rosado, pleiteou a recomposição do teto financeiro da Saúde do estado, junto ao Ministro Arthur Chioro, cobrando agilidade na aprovação dos processos que estão tramitando no Ministério da Saúde”, disse Luiz Roberto.

O Governo do Estado do RN aguarda ainda o recebimento da contrapartida do Governo Federal para manter o atendimento aos usuários do SUS no Hospital da Mulher, em Mossoró. A unidade hospitalar é considerada de extrema importância para a região oeste e alto oeste do estado na assistência materno infantil.

“Precisamos da ajuda do Governo Federal para continuarmos oferecendo os serviços de qualidade em toda a nossa rede estadual, principalmente no Hospital da Mulher, em Mossoró, que há três anos funciona exclusivamente com recursos estaduais”, destacou a Governadora.

Entre os processos em tramitação no Ministério da Saúde estão: a habilitação de 7 leitos de UTI Neonatal em Natal (Hospital Santa Catarina) e Mossoró (Hospital da Mulher e Casa de Saúde Dix-Sept Rosado); a habilitação de 23 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Canguru em Mossoró (Hospital da Mulher e Casa de Saúde Dix-Sept Rosado); renovação da pactuação da cardiologia infantil; a habilitação do Hospital da Mulher como unidade de referência para gestação de alto risco; habilitação e qualificação de 5 ambulâncias do Samu 192/RN, que permitirá ativar mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA) no Seridó, além de questões relativas às redes de urgência e emergência, atenção à saúde mental, rede Cegonha e cuidados oncológicos.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643