martins em pauta

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mossoró /RN:força de pressão tenta tirar secretária de Saúde do cargo


Sexta-Feira - 23/05/2014 - 07:10h

Mossoró



Uma excelente notícia para a saúde pública de Mossoró: existe um movimento crescente – articulado nos intramuros da Prefeitura de Mossoró, que envolve servidores de carreira, fornecedores/prestadores de serviço, comissionados e alguns políticos governistas, que busca tirar a nutricionista Leodise Maria Dantas Soares Cruz da titularidade da Secretaria da Saúde.


Leodise recebeu "carta branca" do prefeito e aval do Ministério Público para higienizar poço de corrupção (Foto: PMM)

A notícia é excelente por um motivo baseado no princípio da razoabilidade: essa insatisfação é sinal de que Leodise realiza um grande trabalho.

Técnica experiente, com largo conceito profissional e em sintonia com o Ministério Público, Leodise recebeu “carta branca” do prefeito provisório Francisco José Júnior (PSD), para promover mudanças radicais no setor, considerado há vários governos um poço de corrupção, privilégios e desvios para fins politiqueiros.

Ela foi empossada no dia 3 de janeiro deste ano, quando Francisco José Júnior estava com pouco menos de um mês na interinidade do governo, com cassação e afastamento da prefeita Cláudia Regina (DEM).

De lá para cá, tem realizado um reordenamento da Saúde, identificando distorções e saneando algumas urgências, além de tamponar algumas sangrias.

Os primeiros resultados apontam para economia milionária em compras e no corte de benefícios pecuniários.

Apoio

Leodise chegou à Secretaria da Saúde a partir de uma lista tríplice que o prefeito montou, para escolha de alguém que pudesse agir com rigor e competência, de modo a atenuar a crise no setor. Mas não foi fácil sua ascensão. A própria Leodise não desejava o cargo, por temer pressões e por avaliar, a princípio, que seria cerceada em seu papel sem qualquer independência.

Só aceitou o convite, após receber garantias do prefeito e um pedido pessoal de um influente membro do Ministério Público.

A partir daí, disparou medidas importantes, que vão desde a compra de medicamentos e equipamentos a preços bem abaixo do que estavam sendo adquiridos, como auditoria para podar excessos. Encontrou, por exemplo, dirigente de unidade sanitária recebendo quase R$ 40 mil/mês como remuneração.

Perfil

Leodise Maria Dantas Soares Cruz possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialização em Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande.

Tem ainda carreira como professora da Universidade Potiguar(UnP); auditora-nutricionista da Prefeitura de Mossoró e nutricionista do Governo do Estado, onde exercia a função de chefe da Divisão de Nutrição do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Revela ainda larga experiência na área de produção de alimentos, nutrição clínica, nutrição enteral e auditoria em saúde.


Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643