martins em pauta

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Jornais britânicos registram que PIB do Brasil passou o do Reino Unido

Pesquisa indica que a economia brasileira é a sexta maior do mundo.
O crash e a recessão foram determinantes para queda britânica, diz estudo.

Do G1, em São Paulo

'The Guardian' destacou o crescimento do Brasil (Foto: Reprodução/The Guardian)
'The Guardian' destacou o crescimento do Brasil
(Foto: Reprodução/The Guardian)
O Brasil ultrapassou o Reino Unido e conquistou o posto de sexta maior economia do mundo, de acordo com pesquisa publicada pelos principais jornais britânicos nesta segunda-feira (26/12/11). É a primeira vez que o país europeu fica atrás de uma nação sul-americana, destaca o Daily Mail.
O crash bancário de 2008 e a subsequente recessão foram fatores determinantes para a queda do Reino Unido, segundo o The Guardian. A publicação ainda destaca que a América do Sul tem crescido a partir das exportações para a China e Oriente.
"O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los na economia é um fenômeno novo", comparou Douglas McWilliams, CEO do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios (CEBR, em inglês), consultoria responsável pela pesquisa.

"O poder de penetração do Brasil como um todo ultrapassou a Grã-Bretanha por causa do enorme potencial econômico das pessoas que ali vivem, disse ao Daily Mail o ex-conselheiro de política econômica do governo britânico, Peter Slowe. "O Brasil tem uma variedade de recursos naturais para contar, bem como do petróleo e minerais na Amazônia", acrescentou.
Os Estados Unidos encabeçam a tabela atual dos países com os maiores PIBs, à frente de China, Japão e Alemanha.
Previsão de Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na quinta-feira (22) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 deve ficar entre 3% e 3,5%.
De acordo com o ministro, o Brasil terminará este ano como o sexto maior PIB mundial, com US$ 2,4 bilhões. Ele informou que o país conseguirá ultrapassar a Itália e ficará atrás dos Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e França.
Em 2010, o Brasil foi a sétima maior economia do mundo. Para 2012, o BC estima um crescimento de 3,5%, enquanto o ministro da Fazenda prevê uma expansão entre 4% e 5%.

'Daily Mail' exaltou a queda britânica no rankin dos maiores PIBs do mundo (Foto: Reprodução/Daily Mail)
'Daily Mail' exaltou a queda britânica no ranking dos maiores PIBs do mundo (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Via Garenia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643