martins em pauta

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Polícia prende mais um foragido da operação laços de sangue

Dando continuidade a Operação Laços de Sangue, foi preso na tarde desta terça-feira (04) Marcelo Torres de Mesquita - Marcelo Oliveira (foto).

O acusado de participação em grupo de extermínio foi capturado na sua residência em Natal - RN, com ele a polícia encontrou um revólver calibre 38.

Ainda segundo o delegado, outra foragida desta operação, Raimunda Ednalva de Mesquita - Nalva (foto) irmã do Marcelo Oliveira, escapou de um cerco policial em Brasília, realizado também nesta terça-feira.

Sobre a operação

A 'Operação Laços de Sangue' realizada no dia 27 de setembro deste ano teve como principal objetivo a repressão a três organizações criminosas voltadas à execução de pessoas no Sertão paraibano.

Segundo a polícia, as ações violentas eram resultantes de rixas entre três famílias da região, que se confrontam ao longo de quase meio século. Foram presas 16 pessoas, sendo duas em João Pessoa, seis no Rio Grande do Norte, três em Catolé do Rocha e cinco em Patos. Dezoito armas foram apreendidas entre elas, uma escopeta.

Uma característica marcante dos três grupos é o planejamento de suas execuções. Todos os crimes são previamente planejados, com tarefas bem definidas dentro da organização: pessoas que planejam, financiam, recrutam mercenários, levantam os alvos e executam.

As investigações apontaram, ainda, que os criminosos chegavam a realizar seguros de vida para os integrantes das famílias que poderiam ser alvos, assegurando, assim, capital para sustentar as práticas criminosas.

As brigas entre integrantes das famílias Oliveira,Veras e Suassuna teriam resultado em cerca de 64 assassinatos ao longo de mais de 20 anos. Só em 2011, em Catolé do Rocha, Patos e região, foram registradas sete execuções.

Os mandados de prisão temporária, de busca e apreensão foram expedidos pelas Comarcas de Catolé do Rocha e Patos.

A operação foi deflagrada nas cidades de Patos, Catolé do Rocha e João Pessoa, como também no Rio Grande do Norte, sendo realizada de forma integrada entre as polícias Civil e Militar da Paraíba e do Rio Grande do Norte, do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), Ministério Púbico em Patos e Poder Judiciário.

Eles vão responder pelos crimes de homicídio, formação de quadrilha, posse ilegal de arma e de munição, entre outros.

Fonte Radioespinharas
via NPRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643