martins em pauta

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

30° Homicídio em Mossoró 2016: Jovem é morto a tiros em via pública no bairro Santo Antonio.

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016


A Polícia Militar registrou por volta das 22h30min desta noite de domingo de Carnaval, 07 de fevereiro de 2016, mais um crime de homicídio em Mossoró, no Oeste Potiguar. 

O crime aconteceu na Travessa Francisco Monteiro, nas proximidades da Escola Estadual Raimunda Nogueira do Couto no bairro Santo Antônio. A vítima Raimundo Danielson da Silva, conhecido como Biel de 22 anos, foi morto com cerca de quatro disparos de arma de fogo em via pública. 

Segundo informações repassadas por populares à Polícia Militar, a vítima, conduzindo uma moto Biz tinha ido na casa da ex-mulher conversar com a mesma e quando chegou na calçada da residência, foi surpreendido por dois homens que chegaram de motocicleta e efetuaram vários disparos em sua direção. 

O Jovem morreu na hora, antes da chegada do socorro médico. Uma equipe do Samu ainda foi ao local, mas somente para constatar o óbito. Os criminosos fugiram após o crime e não foram identificados pela polícia. 

A Polícia Militar isolou o local do crime, até a chegada das equipes do Itep e da Delegacia de Plantão. Após a perícia, o corpo de Biel foi recolhido pelo rabecão e encaminhado à sede do Itep para procedimentos de necropsia e depois liberação para sepultamento.

A motivação do crime ainda é desconhecida da Polícia. No local populares informaram ao Delegado de Plantão Roberto Moura que a vítima era um trabalhador e que desconhecem que a mesma tivesse algum envolvimento com o crime.

Este foi o terceiro homicídio do mês de fevereiro e o trigésimo do ano em Mossoró. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.



Fonte: Fim da Linha

Duplo homicídio é registrado na Praia de Barreta

Segunda, 08 de fevereiro de 2016


Dois homens foram assassinados a tiros na madrugada deste domingo (7) na Praia de Barreta, no litoral Sul Potiguar. Damião Gladston do Nascimento, 25 anos, e Anderson Gonçalves da Rocha, com 23 anos, foram mortos próximo ao mercadinho central por homens ainda desconhecidos da Polícia.

No local ninguém soube informar quem teria praticado o homicídio. Foram acionadas as equipes do ITEP e DEHOM para realizarem as perícias de praxe e realizado o isolamento do local.


Fonte: 190 RN

Homem morre afogado na Lagoa do Carcará, em Nísia Floresta

Segunda, 08 de fevereiro de 2016


Um homem de 47 anos identificado como Jairo Tibúrcio Ferreira da Silva, morreu na tarde deste domingo (7) após passar mau durante o nado e morrer afogado na Lagoa do Carcará, em Nísia Floresta.

Segundo testemunhas, a vítima estava nadando quando de repente não se sentiu bem e acabou se afogando. Populares ainda tentaram o reanimar, mas Jairo não resistiu e morreu.

Uma equipe do Instituto Técnico e Cientifico (Itep) esteve no local e recolheu o corpo à sede da unidade em Natal.


Fonte: 190 RN

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, hoje sem partido, já foi descartada da chapa de reeleição do prefeito Carlos Eduardo.

Segunda, 08 de fevereiro de 2016

O prefeito já havia declarado que só começaria a tratar da questão do vice na sua chapa, depois que conversasse com Wilma.

Já conversou.

Carlos foi ao apartamento de Wilma, um dia antes dela anunciar a saída do PSB para lhe fazer uma visita de cortesia, onde desejou votos de recuperação, saúde, e declarou, com todas as letras, que na formação da chapa de reeleição, tem “compromisso” com o PMDB.

Portanto, sem espaço para Wilma.

Wilma vinha tentando manter a posição na chapa de Carlos Eduardo.

O que não significa que seria ela a vice mais uma vez; Wilma tentou emplacar o nome da filha, a deputada Márcia Maia.
Carlos reforçou o entendimento com o PMDB: só não disse se o compromisso seria com o PMDB de Henrique ou com o PMDB de Garibaldi.

Todo mundo sabe que todo mundo sabe que com o PMDB de Henrique.

Carlos Eduardo e Henrique já estão juntos no mesmo palanque e o indicado para compor a chapa é o atual secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz.




Fonte: Thaisa Galvão

Hoje segunda (8), Nordeste do país tem chuvas isoladas

Segunda, 08 de fevereiro de 2016


Nesta segunda-feira, o Nordeste do país tem tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuvas isoladas no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Pode chover nas demais áreas. A temperatura mínima da região vai ser de 17 graus e a máxima de 34. Em Maceió, Salvador, Fortaleza e São Luis a temperatura mínima vai ser de 23 graus. Em João Pessoa, Recife e Natal a temperatura máxima vai ser de 36 graus. Em Aracaju, máxima de 31 graus e mínima de 25. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.


Fonte: J. Belmont

Candidato nos EUA defende quarentena para pessoas que venham do Brasil

Segunda, 08 de fevereiro de 2016


O governador do Estado de New Jersey, Chris Christie, disse no sábado (6), no último debate entre os pré-candidatos republicanos antes das primárias de New Hampshire, que deixaria de quarentena pessoas dos Estados Unidos que voltassem de viagem do Brasil, por causa de preocupações com o zika vírus.

A questão surgiu porque a moderadora do debate, a jornalista Martha Raddatz, queria saber se Christie faria agora o mesmo que fez em 2014, no auge da epidemia do ebola, quando impôs uma quarentena em seu Estado a uma enfermeira que acabava de voltar da África e provocou grande repercussão no país. “Pode apostar que faria”, disse ele, defendendo a quarentena. “Você toma essas decisões com base nos sintomas, nos medicamentos e na lei.”

Ainda no debate, a moderadora também questionou o pré-candidato Ben Carson, que é médico, se ele colocaria pessoas que voltassem do Brasil em quarentena. O republicano respondeu que não botaria qualquer pessoa em quarentena simplesmente porque voltou de viagem ao Brasil.



Fonte: Robson Pires

Suco para curar ressaca no Carnaval

Segunda, 08 de fevereiro de 2016

Durante o Carnaval, o consumo de bebida alcoólica é alto. Apesar dos muitos malefícios que o álcool oferece à saúde, muitas pessoas acabam abusando dos drinques e, no dia seguinte, acordam com aquela baita ressaca. Enjoo, dor de cabeça, tontura, fadiga e indisposição são apenas alguns dos sintomas, que podem estragar completamente o dia de festa. Para evitar o mal-estar, a nutricionista Patrícia Vicentini, da clínica Onodera Estética indica um suco desintoxicante. “Ele ajuda na liberação das toxinas proveniente das bebidas alcoólicas, combate a inflamação celular e melhora o funcionamento intestinal, fazendo com que a pessoa fique disposta novamente para aproveitar a diversão no dia seguinte”, afirma. Confira a receita criada pela nutricionista:

Suco detox para curar a ressaca

Ingredientes
½ maçã
3 cm de gengibre fresco ralado
1 punhado de couve
½ cenoura
1 colher (sopa) rasa de linhaça dourada
½ limão sem casca ou 1 laranja picada
1 copo (250 ml) de água gelada ou água de coco ou chá verde

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, sem coar.

Coreia do Norte lança foguete de longo alcance, diz agência

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016

Foto: Reprodução / G1

Um foguete de longo alcance foi lançado pela Coreia do Norte neste domingo (7), de acordo com a agência pública sul-coreana Yonhap. O comando estratégico dos Estados Unidos afirmou que os seus sistemas verificaram que o objeto se trata de um míssil lançado para o espaço. Em pronunciamento na TV oficial, um porta-voz do governo do país informou que a Coreia do Norte pretende colocar outros satélites em órbita. Japão, EUA e Coreia do Sul realizarão uma reunião de emergência na Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar do assunto.

Terremoto mata pelo menos onze pessoas em Taiwan

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 

Foto: Reprodução / Twitter

Um terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter foi responsável por matar pelo menos onze pessoas e deixar 58 gravemente feridas nas proximidades da cidade de Tainan, segundo a agência AP. A série de tremores levou ao desabamento de alguns prédios, sendo um deles um complexo residencial com edifícios de 17 andares. Mais de 200 famílias moravam no local. De acordo com a mídia local, a propriedade abrigava um centro de cuidados para recém-nascidos e suas mães. Entre as vítimas, estava um bebê. O governo local decretou estado de emergência, de acordo com o jornal “Taiwan’s China Post”.

MEC revoga medida que atrasava pagamento do Fies

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016


por Estadão Conteúdo | Dayanne Sousa
Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) revogou medida que vinha atrasando o recebimento em dinheiro das empresas de educação pelo Financiamento Estudantil (Fies). A regra implementada em 2015 restringia as recompras de títulos, quando há de fato a entrada de dinheiro no caixa das empresas, do Fies em 60% do total, segundo cálculos do mercado. Embora uma reversão dessa medida fosse esperada pelas empresas, investidores ainda temiam a continuidade das limitações.No Fies, as empresas recebem como pagamento certificados do Tesouro que são usados para quitar impostos. Quando sobram títulos, ou seja, quando o valor supera o montante devido em impostos, esses papéis são recomprados pelo governo, gerando entrada de dinheiro para as companhias. Uma portaria no ano passado determinou, porém, que o montante recomprado pelo governo num mês não pode exceder o montante estimado de recompras no mês seguinte. Na prática, essa regra sobre as recompras, ainda em vigor, as tem limitado, gerando alguns atrasos no recebimento em dinheiro.A revogação do trecho da portaria que limitava as recompras foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União. Ficou revogado o parágrafo 8º do artigo 4º da Portaria Normativa número 1, de 22 de janeiro de 2010. Este trecho, introduzido a partir de uma mudança de regras no final de 2014, dizia justamente que o valor da recompra não poderia exceder o valor estimado do repasse de títulos às entidades mantenedoras previsto para o mês imediatamente seguinte.Para analistas, a medida pode ajudar a reduzir as preocupações que ainda existem no mercado sobre o programa de financiamento. "É uma notícia positiva para as empresas de educação porque a probabilidade de que os recebíveis do Fies melhorem em 2016 está se tornando mais e mais crível", disse o Itaú BBA em nota a clientes.

Presidente Dilma retorna a Brasília após fim de semana com os netos no RS

Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 

por Gabriela Lara, correspondente - gabriela.lara@estadao.com

Foto: Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff deixou a capital gaúcha na tarde deste domingo (7), após passar o fim de semana com a família, que mora na cidade. O avião presidencial decolou da base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, por volta das 17 horas.Dilma chegou a Porto Alegre na sexta-feira (5) à tarde. Sem compromissos oficias, ela se dedicou à filha, Paula Araújo, e aos netos, Gabriel, de 5 anos, e Guilherme, que completa um mês de vida neste domingo. Avó coruja, a presidente intensificou as visitas à capital gaúcha desde que o novo integrante da família nasceu.Neste fim de semana, Dilma também acordou cedo para manter a rotina de exercícios que segue em Brasília. Tanto no sábado como no domingo, por volta das 6 horas, ela pedalou ao lado de seguranças na zona sul de Porto Alegre, onde tem apartamento. Neste domingo, alguns ciclistas reconheceram a presidente e tiraram uma selfie com ela na ciclovia que contorna a orla do Guaíba. A foto fez sucesso nas redes sociais.Até a tarde deste domingo, a presidente não tinha compromissos oficiais previstos na segunda nem na terça-feira, mas ela deverá acompanhar de perto as ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya. Preocupada com as informações sobre a possibilidade de o zika ser transmitido pela saliva e pela urina, Dilma pediu aos seus ministros que encurtassem o feriado do carnaval e estivessem em Brasília no início da semana.De acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, o próximo compromisso de Dilma é na quarta-feira (10). Às 15 horas, ela recebe representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Às 17h, se reúne com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Acidente deixa três mortos e oito feridos na BR-232

Domingo, 07 de fevereiro de 2016


Três pessoas morreram e oito ficaram feridas em um acidente que aconteceu na noite do sábado (6), em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos carros – que era conduzido por um policial militar reformado – invadiu a contramão e colidiu de frente com o outro veículo, no km 253,8, da BR-232.

Ao G1, a assessoria da PRF informou que no carro que estava o PM, havia outras três pessoas – o policial, de 65 anos, e duas mulheres morreram no local, uma terceira ficou ferida. As três estavam sem documentação, conforme a polícia. No segundo veículo, a PRF disse que estavam sete pessoas, dentre elas um bebê – todos ficaram feridos. A polícia afirmou que a criança não estava no bebê conforto.A Polícia Militar informou que sete feridos viajavam do Recife para Arcoverde.

Os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional Ruy de Barros Correia. Dois deles foram levados ao Hospital da Restauração, no Recife. A assessoria do HR informou que uma pessoas está em estado grave e a outra estável. O G1 solicitou as informações do estado de saúde dos feridos à unidade hospitalar de Arcoverde, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.


Fonte: Robson Pires

Marido processa mulher por não preparar a comida e não limpar a casa

Domingo , 07 de fevereiro de 2016


Luta por igualdade de gêneros? Esqueça. Na Itália, se uma mulher não limpar a casa e cozinhar para o marido, o caso pode ir parar no tribunal – não por separação do casal, mas porque ela pode ser julgada por “violência doméstica”. Dá pra acreditar?

Uma mulher de 40 anos está sendo processada pelo marido por “abuso na família” e pode pegar de dois a seis anos de prisão. Isso porque, segundo alega o homem, sete anos mais velho que ela, a atual esposa o obriga a dormir em outra cama, não prepara a comida para ele e deixa a casa imunda. Além disso, ele diz se sentir insultado por essa negligência em casa.

O caso ocorreu em Sonnino, pequena cidade da província de Latina, na Itália. O processo foi encaminhado para julgamento, que deve ocorrer em 12 de outubro deste ano. Segundo um jornal de lá, o Repubblica, promotor do caso afirmou que as evidências devem servir, sim, para que ela seja presa.

Fonte: Robson Pires

Agricultor morre no Tarcísio Maia em Mossoró vitima de espancamento na zona rural de Assú

Domingo, 07 de fevereiro de 2016


O Agricultor Enilson da Silva de 48 anos de idade, que residia na Rua Vereador José Bezerra de Sá, no bairro Lagoa do Ferreiro em Assú, no Rio Grande do Norte, morreu na manhã de hoje, 07 de fevereiro, no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, vitima de espancamento. 

Segundo informações, o agricultor estava na localidade de “Olho D’agua Piató”, zora rural de Assú e quando tentava separar uma confusão com um primo dele, foi agredido a socos e pontapés pelo tal primo. 

Elenilson caiu e sofreu um corte na parte posterior da cabeça e foi levado para o Hospital da cidade de Assú, onde recebeu alguns pontos no ferimento e foi liberado. 

Por volta de meia noite, segundo a família, o agricultor voltou a reclamar de dores e apresentou sangramento pelo nariz. Ele levado ao hospital de Assú e já desacordado foi transferido para Mossoró, onde morreu na manhã de hoje. 

O medico legista de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, para o corpo foi levado, identificou como causa da morte, um trauma profundo causado pelo impacto da cabeça do agricultor com o solo.


Fonte: O Câmera

Prosa do Domingo: Lampedusa e tecnocracia.

Domingo,  07 de fevereiro de 2016 
por François Silvestre 

Na Coluna Plural, do Novo Jornal.

Lampedusa e tecnocracia.

Na Secretaria de Estado do Planejamento fui bem recebido e municiado com uma vasta explicação sobre o programa de implantação de uma prática estratégica de governabilidade. O Secretário e sua equipe têm uma visão de metas que aponta para resultados futuros.

Não cabe aqui avaliar a procedência do esperado. É coisa do futuro.

E a motivação deste texto não cuida dessa avaliação. Nasce ele de uma frase que ouvi do Secretário. “Foi o discurso prometendo um governo técnico que ganhou a eleição”.

Ouvi calado para cumprir uma regra da hospitalidade sertaneja. Quando o dono da casa pede a opinião do visitante, acata a resposta mesmo que dela discorde. Porém, quando a opinião é expressa pelo dono da casa o visitante há de retribuir com a mesma gentileza.

Silenciei, cumprindo a regra não escrita da terra e da gente de onde venho. Deste sertão profundo, cujos galhos da jitirana, ora enfronhados, refazem meus olhos de infância.

Incomodou-me o gentil silêncio. Por quê? Porque o interesse histórico, que é também interesse público, obriga-me a questionar o que me parece retórica do entusiasmo. Ainda mais tratando-se da história política daqui. Dessa terra que carrego no matulão para qualquer lugar aonde me leve o destino de retirante.

Não, meu caro, não foi esse discurso que elegeu Robinson. Foi um conjunto de fatores tão marcadamente convergentes, que o discurso fica na rabeira da fila.

Nenhuma gestão técnica conseguiu salvar qualquer nação na hora da crise ou da guerra. Estamos numa crise, quase guerra, que clama por soluções políticas.

Em matéria de administração ou gestão pública, a técnica há de ser linha auxiliar da política. A intromissão técnica emparedou o sonho de Cortez Pereira.

A vitória de Robinson nada deve à retórica. Foi a rejeição popular ao fantástico acerto de cúpula que ignorou completamente a memória coletiva. Desmentindo outra falácia técnica, de que o povo não tem memória.

O povo cuida das suas necessidades. Pouco importando a retórica, mesmo gostando de discurso bonito.

Um candidato sem máculas, simples, de comunicação fácil, contra um agrupamento de “aliados” que durante três décadas trocaram acusações e insultos. O povo reprovou o ajuntamento “heterogêneo”. Juntos e arrogantes.

A insatisfação popular votou contra aquela “amizade” de última hora. De “inimigos” longevos. A arrogância da vitória antecipada. Robinson soube aproveitar, rejeitando vantagens. Dizer que o tempo é outro é o mesmo que informar o frio do gelo.

Mudança é a mais prostituída palavra de cada governo. Na hora da disputa do voto, os técnicos são dispensáveis. E a mudança decantada é a de “que tudo mude pra que fique tudo do mesmo jeito”. Da lição de Lampedusa. Il Gattopardo. Té mais.

Homem morre a caminho do Hospital ao ser baleado em Tangará

Domingo, 07 de fevereiro de 2016

Walter Ribeiro/190rn

O sábado (6) de carnaval começou violento na cidade de Tangará. Um homem identificado como Alan Antônio da Silva, de 24 anos de idade, foi vítima de disparos de arma de Fogo e de acordo com a Polícia Militar, a vítima ainda foi socorrida ao Hospital Santa Teresinha em Tangará, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho ao Hospital.

As causas do homicídio que aconteceu no bairro da Pinha, ainda são desconhecidas. A Polícia Civil deve investigar o crime.

BOPE frustra assalto e prende quatro homens armados em ônibus de Natal

Domingo, 07 de fevereiro de 2016


Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) prenderam na noite deste sábado (6) quatro homens armados dentro de um transporte público no cruzamento das Avenidas Miguel Castro com Prudente de Morais, em Natal.

De acordo como Bope, Ivan Ricardo Cavalcante Soares, André Carlos de Lira, Jailton Freire Emiliano, e Luan Santos de Paiva, que já responde na Justiça, foram flagrados com um revólver municiado e entorpecentes dentro da linha 08 após uma denúncia anônima. “Eles iram assaltar o ônibus, porém, agimos de maneira rápida e frustramos a ação criminosa, além de retirar das ruas quatro criminosos”, disse o tenente Abdo Júnior.

6c3cc9ba-a23f-45e1-9856-26eeaf011220

Diante do flagrante, a quadrilha foi conduzida à Delegacia de Plantão da Polícia Civil e ficará à disposição da Justiça.

Fonte:190 RN

Menor é apreendido pela PM com moto roubada e portando arma de fogo


Domingo, 07 de Fevereiro de 2016


Um adolescente de 15 anos de idade, foi apreendido pela PM, na tarde deste sábado 06 de fevereiro após tomar de assalto uma moto Biz de cor azul, no Planalto 13 de Maio em Mossoró. 

Policiais da Guarnição de Tibau, trafegavam pela Rua da Harmonia no Alto São Manoel, quando se depararam com o menor conduzindo uma moto Biz e ele ao ver a viatura tentou fugir, mas acabou colidindo a motocicleta em uma árvore. 

Durante a abordagem os policiais encontraram com o mesmo, uma arma de fogo tipo Garruncha com capacidade para duas munições e após consultar a placa foi constatado que a moto era roubada. 

O adolescente foi encaminhado, juntamente com a moto e a arma à Delegacia de Plantão para procedimentos na forma da lei. Durante o depoimento o menor confessou que havia roubado a moto no Planalto 13 de Maio. 

O Delegado de Plantão Dr. André, conseguiu junto ao judiciário a autorização para internação do menor no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente acusado de Ato Infracional – CIAD, localizado no bairro Liberdade.

Após os procedimentos, os policiais Civis, de posse da autorização judicial, conduziram o adolescente à Instituição para internação.




Fonte: Fim da Linha

Crime de homicídio na cidade de Macau no inicio da noite de ontem

Domingo, 07 de fevereiro de 2016



Foi o segundo crime de homicídio e aconteceu no início da noite de hoje 06 de fevereiro, na cidade de Macau, região salineira do Rio Grande do Norte. 

Segundo informações, Sergio Ricardo Rocha de Araújo, “Nego Sergio” de 34 anos de idade, "28/06/1981" foi alvejado com vários disparos de arma de fogo na Rua Feliciano Teteo, no bairro Porto São Pedro e morreu no local antes do socorro médico. 

Populares no local não souberam ou não quiseram informar a motivação e nem os possíveis acusados de matar "Nego Sergio". 

Por volta de 22 horas a equipe de plantão no Itep de Mossoró estava chegando no local para os procedimentos e a remoção do corpo.

As imagens estão disponibilizadas em vários grupos de Whatsapp


Fonte: O Câmera

Confira as principais datas previstas no calendário eleitoral do pleito deste ano


Domingo, 07 de fevereiro de 2016


O calendário das Eleições Municipais 2016, aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro do ano passado, incorpora as modificações introduzidas pela Lei 13.165, aprovada pelo Congresso Nacional em 29 de setembro de 2015. O calendário contém as datas do processo eleitoral a serem respeitadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

Conforme o previsto na Constituição Federal, a eleição será no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno. Os eleitores vão eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.

Filiação partidária

Quem quiser concorrer aos cargos eletivos deste ano deve se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições.

Convenções partidárias

As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016.

Registro de candidatos

Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até às 19h do dia 15 de agosto de 2016.

Propaganda eleitoral

A campanha eleitoral foi reduzida de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.

Teste público de segurança

O dia 31 de março é o prazo final para o TSE realizar o teste público de segurança do sistema eletrônico de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos que serão utilizados nas eleições. As datas definidas para a realização do teste são os dias 8, 9 e 10 de março de 2016.

Campanhas institucionais

A partir do dia 1º de abril, o TSE deverá promover em até cinco minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e televisão, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina na política, além de esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

Remuneração de servidores

A partir de 5 de abril, 180 dias antes das eleições, até a posse dos eleitos, é vedado aos agentes públicos fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

Retirada e transferência de título

O dia 4 de maio é a data limite para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Também é o último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial.

Programas de comunicação

A partir do dia 30 de junho fica vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição de multa e de cancelamento do registro da candidatura.

Propaganda partidária

Já a partir do dia 1º de julho não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão

Lula pode ser condenado até mesmo por crime ambiental


Domingo,07 fevereiro de 2016


Segundo O Globo, o sítio será alvo de uma fiscalização do governo paulista por suspeita de irregularidades ambientais na reforma da propriedade, que começou no final de 2010. Imagens de satélite indicam que as obras de ampliação do imóvel chegaram ao lago do sítio, um dos locais preferidos do ex-presidente, que tem a pescaria como principal hobby. Pelas imagens é possível identificar que o reservatório foi esvaziado em junho de 2012 e, em dois meses, uma estrutura em uma das bordas do lago, que parece ser um píer, foi construída. Há suspeitas de que o lago tenha sido aumentado.

O Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, após consulta de O Globo na sexta-feira, informou que, desde 2010, quando a propriedade foi comprada por dois sócios de um dos filhos de Lula, não recebeu nenhum pedido de autorização referente ao uso da água do lago para qualquer finalidade. Há rumores de que um tanque de peixes tenha sido construído no sítio. O órgão comunicou que fará uma fiscalização no local nos próximos dias. A reportagem apurou junto à Cetesb que, no mesmo período, não houve solicitação dos proprietários do sítio Santa Bárbara para modificações na estrutura do lago. Aqueles pedalinhos ainda vão causar muitos problemas a Lula.


Fonte: Robson Pires

Neste domingo (7), Nordeste do país tem pancadas de chuva

Domingo, 07 de fevereiro de 2016


Neste domingo, o Nordeste do país tem tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Maranhão, Piauí e Ceará. Chuva fraca no Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Bahia. A temperatura mínima da região vai ser de 16 graus e a máxima de 36.

Em Maceió, Salvador, Fortaleza e São Luis a temperatura mínima vai ser de 23 graus. Em João Pessoa, Recife e Natal a temperatura máxima vai ser de 33 graus. Em Aracaju, máxima de 30 graus e mínima de 23. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Robson Pires

Vídeo: Mulher é presa pela PM andando nua na em Natal

Domingo, 08 de fevereiro de 2016


Fonte: Via Certa Natal

Fonte: Robson Pires

CAPITÃO BRILHANTE FALA SOBRE O TRABALHO DA POLÍCIA NO CARNAVAL 2016 NA JURISDIÇÃO DA TERCEIRA COMPANHIA INCLUSIVE DE MARTINS.

   Domingo, 07 de fevereiro de 2016 

     


 



Fonte: Barriguda News

MPRN recomenda ao Prefeito de Coronel João Pessoa que adote providências para garantir direito à informação aos cidadãos

Domingo, 07 de fevereiro de 2017

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel, recomendou ao prefeito do município de Coronel João Pessoa que adote as providências necessárias para garantir os direitos à informação, de petição e de certidão previstos no artigo 5º, incisos XIV, XXXIII e XXXIV, da Constituição Federal e na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) a todos os cidadãos, dentro dos prazos previstos em lei.

O documento foi emitido levando em consideração que chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel, por meio de representação, que a Prefeitura de Coronel João Pessoa teria se negado a fornecer informação de caráter pessoal solicitada. Mesmo com o encaminhamento realizado pelo Ministério Público, através de expediente que instrui o atendimento citado, o município continuou sem fornecer as informações, recusando-se a receber formalmente o documento entregue diretamente pela pessoa interessada.

A recomendação também considerou o previsto na Lei nº 12.527/2011, que estabelece que “o órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível” e dispõe que “a negativa de acesso às informações objeto de pedido formulado aos órgãos e entidades referidas no art. 1o, quando não fundamentada, sujeitará o responsável a medidas disciplinares, nos termos do art. 32 desta Lei”, podendo o agente público responder, também, por improbidade administrativa.

Foi recomendado também que o gestor municipal instale no âmbito da Administração Municipal sistema de protocolo, especificando data de recebimento de solicitação de informações, certidões ou documentos feitos pelos interessados, a fim de garantir o controle dos prazos fixados na Lei de Acesso à Informação.

O prefeito deve ainda remeter à Promotoria de Justiça de São Miguel, no prazo de 30 dias contados a partir do recebimento da recomendação, informações sobre as providências tomadas, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis.

*Assecom do MP-RN

Com 'raiva de Deus', homem quebra porta de igreja a pedradas no RN

Domingo, 07 de fevereiro de 2016

Fato aconteceu na madrugada deste sábado (6) em Marcelino Vieira.Preso disse estar cansado de pedir as coisas a Deus e não ser atendido.

Anderson BarbosaDo G1 RN



Portas da igreja foram estilhaçadas a pedradas (Foto: Divulgação/PM)

Not�cia

Um homem foi preso na madrugada deste sábado (6) após quebrar, a pedradas, a porta de vidro de uma igreja evangélica na cidade de Marcelino Vieira, na região Oeste potiguar. Segundo a PM, o homem tinha sinais de embriaguez e disse ter jogado a pedra porque estava cansado de pedir as coisas a Deus e não ser atendido.

Detido em flagrante, o homem foi levado para a Delegacia Regional de Alexandria, onde ficou à disposição da Justiça.Ainda de acordo com a polícia, o preso contou que havia passado parte do dia bebendo com um grupo de amigos e que tudo estava tranquilo até então. Mas, ao chegar em casa, teria discutido com o pai, razão que o fez voltar para a rua, descontando a raiva de Deus nas portas da igreja
.

7º Batalhão de Polícia Militar: intensificação no policiamento


sábado, 6 de fevereiro de 2016


Os Destacamentos de Água Nova, Riacho de Santana e Rafael Fernandes/RN, integrantes da área do 7º BPM, intensificaram o policiamento ostensivo nos respectivos municípios.

De acordo com informações repassadas pelo Sargento Rosano, os três destacamentos estão cumprindo diretrizes emanadas pelo comando do 7º BPM, no sentido de realizar barreiras e abordagens a veículos e pessoas que utilizam as vias públicas nos citados municípios e deverá se estender até o final do período carnavalesco


Fonte: Nosso Paraná RN

Barragem se rompe no Vale do Paraíba e deixa São José dos Campos sem água

Domingo, 06 de Fevereiro de 2016 

por Gerson Monteiro | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/ Isto É

O rompimento de uma barragem de resíduos da mineradora Rolando Comércio de Areia no rio Paraíba do Sul, em Jacareí (SP), afetou aproximadamente 75% do abastecimento de água em São José dos Campos (SP). O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), enquanto a empresa mineradora fazia a extração de areia no rio Paraíba do Sul. Os rejeitos estavam sendo depositados irregularmente em uma lagoa de outra mineradora que está com as atividades paradas enquanto aguarda autorização ambiental. A Sabesp, responsável pelo tratamento de água em diversas cidades do Vale do Paraíba, chegou a suspender o abastecimento na cidade de São José dos Campos ainda na noite de sexta-feira, atingindo 70% da população - cerca de 500 mil pessoas. Os demais domicílios receberam água de poços. Na sexta-feira à tarde, a empresa informou que já havia retomado o tratamento da água retirada do Paraíba do Sul. A previsão era de que o reabastecimento dos domicílios seria gradual e estaria normalizado até a manhã deste sábado (6). Para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé, a empresa emitiu alerta, na tarde de sexta-feira, de que o abastecimento também poderia ser prejudicado. Havia risco da mancha com rejeitos atingir essas cidades ainda na tarde deste sábado. Para minimizar o impacto da mancha, a represa de Santa Branca deve aumentar sua vazão, o que deve favorecer no escoamento dos rejeitos. Análises iniciais da Cetesb apontam que houve alteração na coloração da água, mas não foram detectadas mortes de peixes. Ibama e a Agência Nacional de Águas também devem acompanhar o caso. Equipes da empresa mineradora continuavam trabalhando neste sábado na tentativa de recompor a barragem e impedir que os rejeitos continuassem a vazar para o rio Paraíba do Sul. Nenhum representante da empresa foi localizado para comentar o assunto. A prefeitura de Jacareí aplicou uma multa de R$ 11 mil pelo descumprimento da legislação municipal.

Congresso promulgará emenda que abre janela para troca de partidos

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016 

Foto: EBC

Será promulgada em 18 de fevereiro, em sessão conjunta do Congresso Nacional, a emenda constitucional que abre “janela” para troca de partidos sem perda de mandato. De acordo com o texto (PEC 182/07), os detentores de mandatos eletivos poderão deixar os partidos pelos quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda. De acordo com a Agência Câmara Notícias, a desfiliação, no entanto, não será considerada para fins de distribuição do dinheiro do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. A medida fez parte da proposta de emenda à Constituição que trata da reforma política já aprovada pelos deputados. O restante do texto, que prevê medidas como o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo, ainda vai ser examinado no Senado.

Dilma não vai se opor publicamente a mudanças no pré-sal

Domingo, 07 de Fevereiro de 2016

por Ricardo Brito e Carla Araújo | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/ CNN
A presidente Dilma Rousseff indicou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que não vai se opor publicamente à discussão do projeto que desobriga a Petrobras de ser a operadora única e ter participação mínima de 30% na exploração de todas as áreas do pré-sal. Porém, Dilma disse a Renan que não admite qualquer alteração do regime de partilha no pré-sal, adotado por lei em 2010. Na conversa entre ambos, segundo relatos, a presidente afirmou ao presidente do Senado ter preocupação com a mudança do marco regulatório. No caso da proposta que retira a condição de operadora única da Petrobras, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), ela não se manifestou nem favoravelmente nem contra. A reação da presidente foi interpretada como sinal de que não será intransigente ao debate do projeto que, se aprovado, representará a queda de uma das bandeiras do PT para o setor. As considerações feitas pela presidente marcam uma nova postura do Palácio do Planalto, que, até o ano passado, havia orientado sua base aliada a barrar a proposta de Serra. Renan, entusiasta de acelerar o projeto no Senado, reuniu-se duas vezes com Dilma esta semana e a avisou que pautaria a matéria. Ele defendeu publicamente a votação do projeto, mesmo que seja para rejeitá-lo. A avaliação feita por interlocutores do Planalto e por integrantes da base aliada no Congresso com trânsito no governo é que a mudança de postura de Dilma se deve a três motivos. Um deles é a dificuldade da Petrobras de fazer grandes investimentos sozinha, na sua atual situação. O outro motivo seria o baixo preço do barril de petróleo, que tem rodado na faixa dos US$ 30, valor considerado economicamente inviável para explorar o pré-sal. E, por fim, diante do aumento da participação das energias renováveis, é melhor extrair o petróleo o quanto antes, sob pena de futuramente ele não ser rentável. No ano passado, por orientação de Dilma, o então ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, articulou ações para impedir a apreciação do projeto às vésperas da votação. Pela nova forma de atuação, Dilma e ministros palacianos não devem se posicionar nem a favor nem contra a proposta de antemão.

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643