martins em pauta

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

PESQUISA APEX/FUTURA: Flávio Bolsonaro vence Lula no 1º e 2º turno

Quinta, 22 de janeiro de 2026

Foto: reprodução

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pelo instituto Futura, com apoio da Apex, mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tanto em cenários de primeiro turno quanto em simulação de segundo turno para a Presidência da República.

Dos seis cenários testados no primeiro turno, Flávio lidera numericamente em três e Lula aparece à frente nos outros três, mas em nenhum dele com vantagem além da margem de erro.

A maior vantagem doocorre no cenário 6: Flávio tem 43,8% das intenções de voto, contra 38,7% de Lula. Nesse cenário, Eduardo Leite soma 4,2% e Renan Santos, 2,8%. Brancos, nulos e ninguém representam 7,5%, e 2,9% estão indecisos.

Imagem: reprodução/CNN

Com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, a diferença nesse cenário fica fora do empate técnico, garantindo liderança isolada de Flávio. Em nenhuma das seis simulações Lula aparece à frente do senador fora da margem de erro.

No cenário 1, Lula lidera com 37%, seguido por Flávio, com 33,3%. Também aparecem Tarcísio de Freitas (10,5%), Ronaldo Caiado (3%), Romeu Zema (2,6%), Renan Santos (1,2%) e Aldo Rebelo (0,5%). Brancos e nulos somam 6,6%, e 5,3% estão indecisos.

SEGUNDO TURNO


Imagem: reprodução/CNN

No segundo turno, Flávio também vence Lula. O senador aparece com 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% do presidente. Brancos e nulos somam 8,9%, e 1,1% não soube ou não respondeu.

O resultado indica crescimento de Flávio no confronto direto. Em dezembro, pesquisa do mesmo instituto apontava empate entre os dois. Ao todo, foram testados 11 cenários de segundo turno, e Flávio lidera em todos os seis em que aparece. Lula também fica atrás de Tarcísio, Ratinho Junior e Caiado, mas vence Zema e Eduardo Leite.

Com registro BR-08233/2026 no Tribunal Superior Eleitoral, o levantamento realizou 2 mil entrevistas, de 15 a 19 de janeiro. Além da já mencionada margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, a margem de confiança do material é de 95%.


Opinião dos leitores

  1. Vai ganhar quem o STF e o TSE quiserem. Não importa quantos votos tenham. Ganha quem os ditadores de toga quiserem.

  2. Flavião tá eleito se Deus quiser!
    Chega!
    Quatro anos de atrazo.
    É hora de retomar o caminho da prosperidade.
    Álvaro Governador.

    1. Na pesquisa de dezembro também não existia? Na verdade, todas as pesquisas até agora deixam claro que o país está longe de se livrar da polarização. Ela existe pra dividir o país, e criar inimizades entre amigos e familiares. Isso nunca existiu antes. As pessoas votavam e se divertiam. Hoje em dia, principalmente de 2018 pra cá, só serve pra criar conflitos que destroem as amizades que pareciam verdadeiras. O futebol foi pelo mesmo caminho principalmente depois de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643