martins em pauta

sábado, 25 de outubro de 2025

Mais um aliado de Lula perde o visto dos EUA e "surta"

Sábado, 25 de outubro de 2025

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, aliado de Lula, "surtou" após sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos contra ele, sua esposa e seu filho. A decisão, anunciada pelo Departamento do Tesouro norte-americano, bloqueia todos os bens da família em território americano ou sob controle de cidadãos dos EUA.

Por meio de publicações na rede social X, Petro classificou as medidas como um “paradoxo”, lembrando que a Colômbia tem sido uma aliada histórica de Washington no combate ao narcotráfico. O presidente colombiano afirmou que não pretende ceder às pressões e prometeu resistir às sanções impostas.

"De fato, a ameaça de Bernie Moreno foi cumprida; minha esposa, meus filhos e eu entramos na lista do OFAC. Meu advogado de defesa será Dany Kovalik, dos EUA. O combate efetivo ao narcotráfico há décadas me traz esta medida do governo da sociedade que tanto ajudamos a acabar com o uso de cocaína. Um grande paradoxo, mas nem um passo para trás e nunca de joelhos", escreveu o mandatário.

A sanção foi aplicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) e tem como base a Ordem Executiva 14059, que permite a punição de estrangeiros supostamente envolvidos no comércio internacional de drogas ilícitas.

De acordo com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, os cartéis de drogas teriam se fortalecido desde o início do governo Petro. O presidente Donald Trump afirmou que as medidas têm como objetivo “proteger” os cidadãos americanos.

O governo dos Estados Unidos alega que a produção de cocaína na Colômbia aumentou consideravelmente desde a posse de Petro, argumento que o presidente colombiano rebate, atribuindo a acusação a motivações políticas.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643