Quinta, 23 de outubro de 2025

Atendendo convite da Comissão de Administração da Assembleia Legislativa, o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN), Nereu Linhares, participou nesta quarta-feira da reunião para esclarecer sobre déficit previdenciário do estado do Rio Grande do Norte. O tema foi levantado depois de uma entrevista do próprio gestor, onde ele expôs a situação ‘crítica’ da Previdência estadual.
“A situação do IPERN é dramática e não é de agora; surgiu com a criação do Instituto, em 1962”, antecipou Linhares, que foi questionado pelos deputados Luiz Eduardo (SDD) – presidente da Comissão, Gustavo Carvalho (PL), Taveira Júnior (União) e Francisco do PT. “Não houve saque na Previdência. No Governo Fátima, servidor do IPERN não ficou à míngua”, resumiu Nereu Linhares, ressaltando a necessidade de cuidados ao se receber ‘informações deturpadas’.
“Temos que botar os pontos nos is”, afirmou o deputado Gustavo Carvalho, que apesar de se dizer “encantado” com a explanação do presidente do IPERN, reforçou que fará questionamentos judiciais ao órgão. Ao final da reunião, a Comissão aprovou o pedido de informações como saldo na conta da Previdência e movimentação financeira dos últimos 12 meses. “Para entender o fluxo de caixa”, explicou o presidente Luiz Eduardo.
“É importante que a gente continue com esse trabalho para que a gente possa contribuir para tirar a Previdência dessa situação caótica”, disse Luiz Eduardo. “Foram decisões equivocadas desde 2002”, sugerindo a participação de todos os Poderes, e não apenas do Executivo. “Eu sou deputado de oposição, mas aqui a gente não procurou colocar culpa em A, B ou C. A gente tem que procurar solução para que os inativos, que trabalharam tanto, que deram sua contribuição, possam, ao final de sua vida, ter a tranquilidade de receber sua aposentadoria”, concluiu o presidente da Comissão.
“Na prática, a gente está dizendo que essa situação é de um déficit histórico, que não foi feito da noite para o dia, um déficit que tem pelo menos a idade do Instituto, uns 60 anos, e que agora os órgãos de controle notaram que precisa se resolver, e a gente vai trabalhar com as propostas de solução”, afirmou Nereu Linhares.
“Quem pode solucionar [a crise do Ipern] são os chefes de Poderes, não são os servidores, não são os técnicos, a gente só apresenta as proposições”, encerrou Linhares
Blog Saulo Vale
Opinião dos leitores
diante do caos na previdencia do estado-ipern, primeiro passo seria autditar as folhas de pagamento dos poderes e demais órgaos do estado, Diminuir o numero de cargos comissionados e estagiarios(comecando pelo ipern, que estar muito acima do previsto em Leis), diminuir tambem o numero de temporarios e parar pagamento de cursos de mestrados para cargos comissionados, devoluçao de todos os valores retirados sacados da previdencia. Solicitar do governo o que preceitua o artigo 17 da Lei 308.
Berço de ouro ou Robson Farias o pior governador rapou o tacho da privencia e ainda deixou 4 folhas do estado atrasada, ai vcs ficam com o rabinho entre as pernas pra dizer a verdade.
Quem andava com Robinson cabelinho era ela, esqueceu? E quem não sabe que ele fez isso? Um cagado irresponsavel. Por sinal ao que dizem todos fizeram ( Nereu) até a baixinha do GD deixa de ser inocente puxa saco
Gerson, não gosto de Robinson, acho ele muito prepotente, porém te lembro q o PT participou ativamente do governo dele, inclusive o deputado Mineiro era o líder na Assembleia. Faça uma recapitulação…
FORA NEREU LINHARES VC NÃO SABE GERENCIAR NADA! Sucateou o IPERN
Volta PAULO LINHARES
Já era ruim e ficou pior depois que esse anti gestor sentou nessa cadeira !!!!!
Esse cara que todos colaborem pra tirar o IPERN do buraco mais fica mentindo. Os três últimos gestores do poder executivo fizeram saques no fundo previdenciário, uns mais outros menos. A conversa prá ser proveitosa tem que começar falando a verdade.