martins em pauta

sábado, 27 de setembro de 2025

Os novos sinais emitidos pela FIESP

Sábado, 27 de setembro de 2025

Sai Josué Gomes da Silva, entra Paulo Skaf. Sai um aliado de todas as horas de Lula, entra uma esfinge, que, a exemplo de Kassab, está sempre virado para o lado do poder.

Skaf começa o seu mandato como presidente da FIESP somente em janeiro, mas já anunciou os membros do seu “conselho de notáveis”, entre os quais Campos Neto e Sérgio Moro. Para bom entendedor, pingo é letra.

Muitos se perguntam o que é o “establishment”. Difícil definir com precisão, mas não há dúvida que a FIESP é parte integrante do establishment. E aqui cabe uma recordação.

Era o dia 16/03/2016, e ainda havia muitas dúvidas sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff. No final daquele dia, o então juiz Sérgio Moro tornou pública a conversa pouco republicana entre a presidente e Lula, o tal “papel do Bessias” para Lula se livrar da cadeia. Senti que aquilo era a fagulha que faltava, e fui para a Paulista “sentir o clima”. Uma multidão se juntou espontaneamente (não houve convocação) na avenida. Foi quando eu vi a imagem que, para mim, era a que selava definitivamente o destino de Dilma: a frase “RENÚNCIA JÁ” em neon, na fachada do prédio da FIESP (a foto abaixo é de minha autoria). Pensei: se a nata dos empresários paulistas está pedindo o fim do governo, então acabou.

Paulo Skaf era o presidente da FIESP na época. O mesmo que agora está voltando, com Campos Neto e Moro a tiracolo. Como diria o Eimael, vejo sinais, muitos sinais.

Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643