Segunda, 22 de setembro de 2025
O governo Donald Trump incluiu a mulher do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), Viviane Barci, na lista de sancionados pela Lei Magnistky, junto com o marido.
A punição foi estendida a ela depois de bolsonaristas apontarem que Viviane seria importante braço financeiro da família.
A inclusão foi feita durante viagem do presidente Lula (PT) a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas), impondo um constrangimento à delegação brasileira.
A tendência é que Lula responda a Trump durante discurso no debate da assembleia, nesta terça-feira (23). O Brasil é o primeiro a falar, seguido pelos EUA.
Ela é sócia num escritório de advocacia e uma das donas, junto com os filhos, do Lex Instituto de Estudos Jurídicos, uma entidade da família fundada por Moraes no ano 2000, mas depois repassada ao controle da família.
O instituto é proprietário de 11 imóveis, sendo um deles a residência de Moraes em São Paulo.
Em setembro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse à Folha que havia passado a percepção ao governo Donald Trump de que sancionar Moraes sem incluir Viviane seria contraproducente. Ele a descreveu na época como o “braço financeiro” do magistrado do STF. A motivação seria que parte do rendimento do casal é fruto da atuação dela como advogada.
“Isso pode ocorrer [a sanção a Viviane]. Como é sabido, os escritórios de advocacia de parentes estão mapeados e podem sim serem sancionados a depender de como as autoridades reajam”, afirmou Eduardo na ocasião.
Moraes foi sancionado em agosto com a Lei Magnistky, norma é usada para punir quem comete graves violações de direitos humanos e já foi usada contra ditadores no passado.
Folha de S. Paulo
Opinião dos leitores
Parabéns ao Presidente Donald ! Hora de apertar essa cambada.
Que vergonha, ouvir uma pessoa dizer, que só tem Trump, pra consertar o Brasil. Os americanos não gostam de ninguém e sim deles, não serão eles que iram consertar o Brasil. E , sim o povo brasileiro, é só saber votar! Brasil, é soberano. Viva o Brasil!!’
Tem um poder no Brasil que está sem freios e totalmente partidário (partidário na gênese). Vc acredita mesmo que sem uma força exterior e mais poderosa ele vai se autoconter? Mas, concordo, é vergonhsoso mesmo. Deixou-se chegar a esse ponto, mas a interferência é o que temos, e deve também cobrar seu preço.
É muita ingenuidade sua achar que o povo que mantém essa agente no poder a 2 décadas agora vai aprender a votar, como também nossos políticos inúteis irão tomarem vergonha na cara. Se depender das forças internas (povo e políticos) sem noção, o Brasil não sairá dessa
Os patriotas não percebem que é só uma questão de tempo até Trump exigir deles algo em troca. Trump quer Bolsonaro no poder para poder explorar o brasil e os brasileiros. Os patriotarios imaginam inocentemente que trump quer o sucesso do Brasil
Para os EUA, melhor que o Brasil prospere. Países prósperos compram mais. Melhor vender proudutos de alto valor do que comprar xêxos de ferro e soja baratinhos. Via de mão-dupla. Não precisa ser bonzinho. É pragmatismo.
Seja homem, deixe de ser frouxo.
#GrandeDia
Muito bem Trump só tem você pra jeito num Brasil