martins em pauta

terça-feira, 29 de julho de 2025

Vazam áudios de celular apreendido de Bolsonaro e a PF passa novo vexame

 Terça, 29 de julho de 2025




As gravações mostram Bolsonaro reagindo com ironia às acusações de peculato. Em um dos áudios, gravado em abril de 2023, ele comenta.

“Indícios de desvio de recurso público. Que que é isso? Onde é que inventou isso, pô? Indícios pra me incriminar com peculato? É uma piada realmente”.

O áudio é parte de uma conversa com Fábio Wajngarten, que foi secretário de Comunicação Social durante sua gestão. Bolsonaro discute a repercussão do tema e demonstra irritação com o que considera ser uma tentativa injusta de imputar-lhe crime de desvio de bens públicos.

No início de 2024, o Tribunal de Contas da União (TCU) reforçou que, na ausência de norma legal específica, presentes e itens recebidos por presidentes e vice-presidentes da República em cerimônias oficiais não são automaticamente classificados como patrimônio da União.

Outras mensagens revelam o desconforto do ex-presidente com a forma como a imprensa o rotula politicamente. Ele questiona o uso recorrente do termo “extrema direita” ao se referirem a figuras que o apoiam:

“Os caras vão manter isso o tempo todo né, que é só extrema direita. Falou comigo, é extrema direita. O Trump também deve ser extrema direita.”

Os áudios também mostram Bolsonaro atuando de forma ativa na articulação política interna do Partido Liberal (PL), aconselhando aliados e intervindo em disputas regionais. Em uma gravação, tenta apaziguar tensões no diretório do Nordeste e, em outra, manifesta apoio à candidatura de Gilson Machado (PL) à prefeitura do Recife (PE), apesar da derrota nas eleições de 2024.

Em outro trecho, orienta o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) a assinar um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada a investigar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o áudio, Bolsonaro afirmou:

“Eu assinaria”, o que motivou o parlamentar a aderir à solicitação.

Todo o conteúdo extraído do aparelho só reforçou a postura de sempre de Bolsonaro... A Polícia Federal, novamente, não encontrou absolutamente nada. Um vexame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643