martins em pauta

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Diretor da Abin é intimado pela PF

Sexta, 18 de abril de 2025

A Polícia Federal intimou o atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, para prestar depoimento no inquérito que apura um esquema de espionagem ilegal envolvendo o uso da estrutura da agência.

O foco da investigação é apurar se a atual gestão da Abin teria obstruído investigações relativas ao chamado caso da suposta "Abin paralela", durante o governo Jair Bolsonaro, e se houve continuidade de ações de espionagem

internacional após a mudança de governo.

Entre os pontos em apuração estão a suposta autorização da atual chefia da Abin para monitorar autoridades paraguaias envolvidas em negociações sobre a usina de Itaipu — operação que teria como objetivo obter informações privilegiadas relacionadas ao tratado bilateral que impacta no custo da energia elétrica paga pelo Brasil.

Segundo depoimento de um servidor da Abin à PF, as ações teriam sido iniciadas no governo anterior, mas teriam sido mantidas sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com anuência de Corrêa e do então diretor interino Saulo de Cunha Moura, que chefiou a agência em maio de 2023.

A ferramenta de vigilância cibernética FirstMile, segundo os investigadores, foi utilizada para monitorar autoridades, jornalistas e ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em nota, Corrêa declarou estar “à disposição das autoridades competentes para prestar quaisquer esclarecimentos, seja no âmbito administrativo, civil ou criminal, sobre os fatos relatados na imprensa e que remetem a decisões tomadas na gestão anterior da Agência”.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643