martins em pauta

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Afastamento do presidente da Câmara dos Deputados vai fatalmente produzir um caos político nos EUA

 Quarta, 04 de outubro de 2023

Pela primeira vez na história dos EUA, o presidente da Câmara dos Deputados foi afastado do cargo por votação dos deputados.

Kevin McCarthy foi afastado porque 8 deputados do seu partido (Republicano) apoiaram a medida.

Como o Partido Republicano tem uma maioria apertada na Casa, a perda de apoio de um punhado de deputados gerou a situação inédita.

O pano de fundo para o conflito é a divisão do Partido Republicano entre conservadores e centristas, também chamados de RINOs, um acrônimo para "republicanos apenas no nome".

Recebem essa alcunha os membros do partido que acabam sempre cedendo à agenda esquerdista, como no caso do orçamento público.

A ala mais conservadora do partido queria forçar cortes de gastos pelo instrumento de shutdow do governo, que aconteceria em caso de não aprovação do orçamento.

No último minuto, o presidente da Câmara aceitou um acordo que estendeu por mais 45 dias o financiamento do governo, provocando a ira da ala mais à direita.

O líder dessa ala, o deputado pela Flórida Matt Gaetz, liderou a revolta e colocou a voto a moção que retirou McCarthy do cargo.

Isso deve produzir o caos político nas próximas semanas, já que nenhuma liderança parece ter os votos necessários para ser eleito como Speaker (presidente da casa).

Com isso, aumenta o risco do shutdown do governo em meados de novembro, e fica praticamente impossível que novos projetos sejam aprovados.

É difícil saber os efeitos dessa situação nas eleições do ano que vem. Os democratas acreditam que eleitores punirão os republicanos pela confusão. Mas não é tão simples. O governo Biden vai de mal a pior, com nível de desaprovação alto, e um impasse no Congresso pode piorar ainda mais o cenário econômico, prejudicando os democratas.

O fato é que a polarização política está aumentando não só entre os dois partidos, mas também dentro de cada partido, produzindo um cenário cada vez mais desafiador para se alcançar o mínimo consenso sobre qualquer medida.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643