martins em pauta

sábado, 24 de junho de 2023

Ao lado de petista do caso do "dólar na cueca", Randolfe recebe título da Marinha

Sábado, 24 de Junho de 2023

A condecoração Ordem do Mérito Naval, da Marinha do Brasil, tradicionalmente é entregue em 11 de junho.

A primeira grande listagem de agraciados sob o comando do ex-presidiário Lula trouxe nomes como o senador Randolfe Rodrigues e José Nobre Guimarães do Partido dos Trabalhadores, muito conhecido pela questão dos “dólares na cueca”.

O regulamento da Ordem do Mérito Naval é bastante rigoroso, há itens que balizam as características exigidas dos grande oficiais, grão-mestres e cavaleiros, cuidadosamente elaborados com o claro objetivo de torná-la uma condecoração que deveria refletir fielmente a índole e moralidade da nata da nossa sociedade, uma listagem do que de melhor temos no país.

Um de seus parágrafos, por exemplo, diz que poderão perder o título e a medalha as personalidades que cometerem crimes de natureza comum em qualquer foro e até se de alguma forma causarem prejuízo à dignidade nacional.

“Art. 39.  Serão excluídos do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval, mediante proposta do Conselho da Ordem: I – os que cometerem faltas contrárias à dignidade e à honra militar, à moralidade da corporação ou da sociedade civil; II – os que forem condenados em qualquer foro por crime de natureza comum; e III – os condecorados nacionais ou estrangeiros que por qualquer forma agirem em prejuízo da dignidade nacional.”

O regulamento da condecoração diz que os civis que receberem os títulos nobiliárquicos serão brindados pela Marinha do Brasil com o tratamento equiparado ao que é dado aos próprios militares de cada posto.

A ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB), por exemplo, recebeu na Ordem do Mérito Militar o título de grande oficial e a partir de agora nas cerimônias militares receberá tratamento equiparado ao posto de Vice Almirante.

Art. 42.  Os civis agraciados com a insígnia da Ordem do Mérito Naval terão direito à precedência e às honras previstas no Cerimonial da Marinha, observando-se a seguinte correspondência: I – Grã-Cruz: Almirante-de-Esquadra; II – Grande-Oficial: Vice-Almirante; III – Comendador: Contra-Almirante; IV – Oficial: Oficial Superior; e V – Cavaleiro: Oficial Intermediário.

Um absurdo sem igual!

Mas, o fato de Randolfe estar ao lado do petista José Nobre Guimarães escancara o real nível de tal premiação.

Fonte: Revista Sociedade Militar

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643