Sábado, 16 de Abril de 2022

Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) foi publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União (DOU), na última quarta-feira (13/4). Com ele, fica estabelecido o prazo de acabar com lixões e aterros controlados em todo o país dentro de dois anos.
Existem cerca de 3 mil unidades desse tipo no território nacional. Segundo o Planares, a meta até 2040 será reciclar ou recuperar 48,1% dos resíduos sólidos urbanos. Atualmente, pouco mais de 2% passam por reaproveitamento.
O plano era esperado desde 2010, quando foi instituída por lei a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e representa a estratégia de longo prazo para colocar a política em prática. Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) regulamentou a Lei nº 12.305/2010 e alterou a Política Nacional de Resíduos Sólidos e implementa o Programa Nacional de Logística Reversa.
O Planares traz metas, projetos e ações para as próximas duas décadas. O documento deve ser atualizada a cada quatro anos.
“O Planares fortalece a relação do governo com o setor privado”, diz o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em nota. “A publicação traz mais segurança jurídica e previsibilidade para o investidor desenvolver infraestrutura física e logística para melhorar a gestão de resíduos sólidos no país, como reciclagem, reutilização e transformação de tudo isso em uma atividade verde relevante para o Brasil”, completa.
Efeito estufa
O Brasil gera 217 mil toneladas de resíduo sólido urbano ao dia. São 79 milhões de toneladas por ano. A taxa de descartes secos que, no lugar de irem parar no solo, são recuperados para reciclagem, é de pouco mais de 2% da massa total.
Para orgânicos, que são quase metade do lixo, é de 0,2%. A decomposição do lixo orgânico é fonte de emissão do metano, gás de efeito estufa.
Também foi lançada a nova versão do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR+). Por meio de mapas 3D, painéis e relatórios, ele reúne dados sobre a gestão do lixo no país.
Metrópoles com informações do Estadão
OPINIÃO DOS LEITORES
Se eles colocassem o trem pra chegar ao menos em Nísia Floresta, já era bom. Kkkkkkkkkkkkkkk
Esse é o governo mais nojento da história do país. Teve 3 anos e meio pra fazer alguma coisa. Tudo que conseguiu foi tirar direitos dos trabalhadores, impedir sua aposentadoria, aumentar gasolina, gás, carne, arroz, café, manteiga, frango, inflação, desemprego, subemprego e faltando poucos meses para terminar o mandato, fica anunciando o que vai fazer. Só os chifrudos acreditam. Igual ao Rogério marinho que diz tá aqui os recursos e as obras nem começar começa. Um governo de mentiras, feito por mentirosos para hipócritas.
Só o adjetivo usado por você (nojento) já mostra a sua falta de capacidade de rotular alguém. Só existe inflação no Brasil, né? Ou você é retardado, ou tá usando de má-fé, pra ver se engana algum retardado. Inclusive, já tá certo da Vitória do JB. Sendo retardado ou não.
Esse aloprado é arrochado que só um prato de papa
Bicho brabo dá até sair sangue
Lava tua boca quando for falar de um governo decente de JMB e ROGÉRIO MARINHO
E o número de estabelecimentos que vendem comida só aumenta. Só idiotas caem na sua narrativa vigarista.
O papel aceita tudo, inclusive mentiras, propaganda enganosa e promessas que não serão cumpridas.
A Lei nº 12.305/2010 tem mais de DEZ anos e poucos entes federativos avançaram alguma coisa nesse sentido. Então, não tem como o MINTO avançar em nada quanto a isso, muito menos em apenas DOIS anos e dessa vez a culpa não é dele, pois os prefeitos não estão nem aí pra isso…
Esse cara é fantástico,mais 4 anos se Deus quiser,estamos com vc meu presidente.
Isso aí é muito fácil fazer. Só começar a limpar a fossa da boca dele e dos familiares… que é um ótimo começo. Tá no desespero fazendo promessas inalcançáveis. Já era. Perdeu playboy.
Esse cara é fantástico,mais 4 anos se Deus quiser,estamos com vc mito.
Ô véi bom.
Esse mandato foi pra arrumar a sucata que Lula e Dilma deixaram.
De 2023 pra frente, é só obras novas.
O Brasil vai continuar avançando, rumo ao primeiro mundo.
E o PT, vai rumando pra se acabar.
Parecendo promessa de campanha que já sabe que não vai cumprir…
Meu irmão, vcs estão no tempo do PAC, agora a coisa mudou, vamos deixar de torcida negativa, o veio é bom e honesto, os homens de bem desse país gostam e confiam nele, acabou a muvuca.