martins em pauta

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Brasil está pronto para OCDE, diz Bolsonaro em carta

Quarta, 26 de Janeiro de 2022

Foto: Sérgio Lima / Poder360

Em carta à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Brasil “está pronto” para entrar na organização.

“Sem qualquer hesitação, posso lhe garantir que o Brasil está pronto para iniciar o processo de acesso à OCDE, como requisitado em abril de 2017”, disse o presidente em carta enviada ao secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann.

O documento foi assinado na 3ª feira (25.jan.2022). O Conselho de Ministros da OCDE aprovou neste mesmo dia o início das negociações sobre a adesão plena do Brasil. A conclusão das discussões, porém, é estimada em 3 a 5 anos.

Bolsonaro e Cormann reuniram-se em Roma em outubro de 2021, durante o encontro do G20. Na época, o presidente afirmou que o secretário da OCDE havia se mostrado “simpático” à proposta de ingresso do país.

O Brasil já adotou 103 dos 253 termos legais da OCDE. Parte dos que ainda faltam vai requerer reformas em sistemas econômicos do país, entre as quais a tributária.

O ingresso na instituição é tido como meio de o país se adequar a padrões internacionais nas áreas econômica e social e de, no futuro, influir em negociações de novos temas.

Bolsonaro afirma na carta que o país tem o objetivo de cumprir os padrões da OCDE. Diz também que o Brasil é comprometido com “economias de mercado abertas, competitivas, sustentáveis e transparentes”. Segundo ele, as reformas econômicas recentes “são um claro indicador” da direção ao qual o país quer seguir.

Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643