martins em pauta

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Governo rebate Prefeitura e afirma que comprovante vacinal continua obrigatório

 

Terça, 25 de Janeiro de 2022

Foto: Anna Alyne Cunha

O Governo do Rio Grande do Norte divulgou hoje (25) uma nota de esclarecimento afirmando que, na visão do Estado, com base em decisões judiciais já proferidas, continua sendo obrigatória a apresentação de passaporte vacinal para a entrada em shoppings de Natal.

O posicionamento vai de encontro ao decreto da Prefeitura de Natal, que divulgou mais cedo, no Diário Oficial do Município, um decreto liberando a exigência do passaporte. A medida, inclusive, já foi até aplicada em alguns shoppings de Natal, como o Midway Mall, que anunciou que deixaria de exigir o passaporte para a entrada no local.

Segundo o Governo do RN, porém, “assim como decisões judiciais já proferidas para dirimir dúvidas durante a pandemia, o Passaporte Vacinal continua obrigatório para todo o Estado do Rio Grande do Norte, uma vez que prevalece, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as medidas mais restritivas”.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Diante do agravamento da pandemia, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte vem tomando decisões que preservam as pessoas. Um dos mais importantes passos dados nesse sentido foi a exigência do Passaporte Vacinal. A exigência da comprovação do ciclo vacinal foi responsável pelo aumento de 95,6% de vacinas aplicadas no último sábado (22 de janeiro), se comparado ao sábado anterior (15 de janeiro).

Em um único dia de vacinação disponibilizada no litoral potiguar, quase 10 mil doses foram aplicadas, mesmo com a ausência do município de Natal que, convidado a contribuir com o “Dia D da vacinação”, não manifestou interesse em participar da ação.

O governo entende que, assim como decisões judiciais já proferidas para dirimir dúvidas durante a pandemia, o Passaporte Vacinal continua obrigatório para todo o Estado do Rio Grande do Norte, uma vez que prevalece, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as medidas mais restritivas.

Em relação ao cancelamento dos eventos, no município de Natal, o Governo do Estado se posicionou, ainda na semana passada, como apoiador das medidas mais restritivas adotadas pelas prefeituras, colocando-se à disposição, inclusive, para contribuir com a fiscalização caso seja solicitada.

Importante esclarecer as decisões do Estado foram orientadas à luz da Ciência e nunca receitou fármacos sem comprovação científica e sim orientou a população na continuidade dos cuidados e principalmente apoiou, de maneira intensa, a campanha de vacinação.

Prova dessa ação do Governo foi o alerta feito à Prefeitura da capital quanto ao vencimento de mais de 20 mil doses do imunizante da Pfizer. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Saúde orientou quanto à adoção de medidas para evitar a perda, mas que não foram seguidas pelo município de Natal.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte continuará firme em proteger a saúde da população, sem medir esforços, tomando decisões pautadas por esse único interesse. O Brasil já tem sofrido perdas inestimáveis com as atitudes negacionistas de quem politiza a vida.

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. De que serve um passaporte vacinal quando essas mesmas vacinas de nada protege, pois pessoas estão se vacinado e continuam a contrair e proliferar o vírus. Eu posso muito bem está com as vacinas em dia, comprovante em mão, mais como essas vacinas nada protege posso está com covid e entrar em qualquer ambiente! Num estou vacinado! Desde quando vacinado é garantia de não está contaminado??
    Essa gestão do governo estadual é pura incompetência, estão preocupados com o que mesmo, se eles liberaram carnatal, festas de réveillon!! É só ir em Pirangi praia que vcs verão milhares de pessoas aglomeradas,a exemplo disso foi o show de safadão no último final de semana. Quer dizer que pra as pessoas trabalharem não pode, mais pra farra pode!!
    Tira a máscara governo do estado, já conhecemos o enredo de vocês!!
    Final do ano daremos a resposta nas urnas!!

  2. Agora quem está com a corda no pescoço é a governadora, deveria continuar dando vivas ao glorioso STF, foram eles que decidiram assim, cada esfera de gestão no comando das suas responsabilidades. Quando da realização das festas de final de ano, Carnatal e eventos diversos, não houve por parte do governo nenhum cuidado, foi escutar o Dr. Cipriano, que todos conhecem como incompetente, Dr. Lais do PT e a vontade de desmoralizar o presidente, vejam o resultado.

  3. Reflexos de um Estado desgovernado.
    Aqui faz tempo que virou terra de ninguém.
    Só não vê quem não quer.
    É uma esculhambação só.
    Fora Fatão!!

  4. Todos; eu disse TODOS os meus parentes e amigos que pegaram covid neste mês estavam totalmente vacinados (3 doses). A nossa governadora, devido a seu despreparo e ausência de compromisso com a população, pois só cumpre o que manda o chefe, prejudica o Estado com esse apartheid social injustificável.

  5. Pelo que foi decidido por esse STF lá atrás, a prioridade foi dada ao governo “mais próximo” da população. Foi por isso que as normas do governo federal foram “atropeladas” por governadores e prefeitos, justamente amparados por decisão desse STF, que foi transformado em órgão político de oposição ao governo Bolsonaro e a seus apoiadores.

  6. Dúvida sincera: o aumento de pessoas buscando a vacina deu-se pela quantidade de novos pontos extras ou pq precisam disso para poder ir ao Midway?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643