martins em pauta

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Primeira Superlua do ano acontece neste domingo

Sábado, 09 de Fevereiro de 2020 

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A lua estará mais próxima da terra neste domingo (9). O fenômeno, conhecido como Superlua, acontece pela primeira vez em 2020, de acordo com a Agência Brasil. Neste momento, a lua está na fase e cheia e ainda mais luminosa.

A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil km. No entanto, por se tratar de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante, até cerca de 360 mil km, nos períodos de maior proximidade.

Coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Marcelo Schappo explica o fenômeno. “A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu e, ao mesmo tempo, na fase cheia”, diz.

Ainda segundo o pesquisador, por conta da divergência, outros observatórios não consideram o dia 9 de fevereiro como a primeira Superlua do ano.“Para outros observatórios, a Superlua ocorrerá [em algum momento] entre os dias 7 e 8 de abril, dependendo do horário da observação. Há ainda os que apontam o 7 de maio”, acrescenta.

Já o observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considera Superluas apenas as que ocorrerão nos dias 9 de março e 7 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643