martins em pauta

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Pesquisadores brasileiros desenvolvem teste rápido 50% mais barato para Covid-19

Quarta, 01 de Abril de 2020 

Foto: Ricardo Custódio/ EPTV


Está em fase de testes na Unicamp um novo teste rápido para Covid-19, com capacidade de confirmar a infecção pelo novo coronavírus em cinco minutos. A previsão é que os novos testes estejam disponíveis em maio e com um custo 50% mais barato do que os atuais, todos importados. Além da Unicamp, participam pesquisadores da USP, inclusive cientistas que participaram do sequenciamento genético do novo patógeno.

De acordo com o professor Rodrigo Ramos Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (SP), uma espécie de “impressão digital” do novo vírus foi o que permitiu a criação do novo teste. "A gente pode chamar isso de impressão digital, e esse desenho tem uma impressão digital clara das moléculas que existem na doença com relação ao Covid-19, e isso que a gente detecta e determina como sendo Covid-19", explicou ao G1.

A nova testagem também deve permitir identificar outros biomarcadores, como do H1N1, o que facilitaria o diagnóstico para tratamento médico. Os pesquisadores apontam que o novo teste deve custar cerca de R$ 40, metade do valor do produto existente no mercado. Além da finalização da fase experimental, falta uma aprovação do Comitê de Ética para que possam ser feitos testes com humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643