martins em pauta

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Deputada Natália Bonavides aciona justiça contra ministro da defesa e comandantes das três Forças Armadas por “exaltação do golpe militar de 1964”

Quarta, 01 de Abril de 2020

Foto: Ascom PT na Câmara

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) acionou a Procuradoria Geral da República (PGR) para que o ministro da defesa, Fernando Azevedo e Silva, e os comandantes das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) sejam processados por terem assinado e publicado nota “exaltando o golpe militar de 1964”. Além disso, entrou com uma Ação Popular na Justiça Federal do Rio Grande do Norte contra a União e o ministro, solicitando a exclusão da nota do site do Ministério da Defesa.

Na última segunda-feira (30) o site oficial do Ministério da Defesa publicou uma “ordem do dia” em alusão ao aniversário do golpe militar, promovendo exaltação da ditadura militar imposta ao país. Nela, destacaram que o golpe foi “um marco para a democracia brasileira”, ignorando a deposição de um presidente legitimamente eleito e os crimes, torturas e mortes praticados pelo Estado sob a tutela militar.

“A posição expressa na nota é um verdadeiro ataque às instituições republicanas e à história do povo brasileiro. Tentam legitimar um movimento golpista que levou militares a agirem contra autoridades civis, que promoveu o fechamento do Congresso, pisou nas liberdades democráticas e, sobretudo, que matou e torturou”, declarou Natália Bonavides, autora das ações.

“A ditadura que se originou do golpe militar de 1964 durou 21 anos. Durante esse período, como destacado pela deputada, ocorreu o fechamento do Congresso Nacional, a suspensão do habeas corpus e das eleições diretas, a censura dos veículos de imprensa e o desaparecimento, assassinato e tortura de milhares de brasileiras e brasileiros, como comprovaram as investigações da Comissão Nacional da Verdade”, diz outro trecho de seu release.

Por fim, Natália destaca que não é a primeira vez que integrantes do governo Bolsonaro “comemoram” o Golpe de 1964. Em 2019 o próprio presidente da República orientou o Ministério da Defesa para que as unidades militares realizassem comemorações aos 55 anos do golpe. Na época, houveram posicionamentos contrários do Ministério Público Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Bolsonaro junior
    pq será que todo peido dessa deputada é matéria aqui no blog?
    É muita audiência propaganda gratuita. Eu hein
    É jornalismo ou publicitário?
  2. Eduarda
    Há coitada!!!
    Essa menina não tem o que fazer não??
    Pqp!!
    Depois falam que o presidente e doido, falastrão.
    E isso aí é o quê nesse mamento de pandemia????
    Ela paderia, era abrir mão do fundo e doar, ao invés de ta progurando entrigas.
    Um mandato desses, vai ajudar e muito ao RN.
    Aprendam a votar petralhas, isso é im atrazo de vida.
  3. Carlos Bastos
    Se for para trabalhar igual a Girão que fez uma emenda para um hospital de SP, é melhor fazer vc isso.
  4. Talvanes explosão
    Nas PRÓXIMAS ELEIÇÕES ELA NAO GANHA NEM PARA PTE DO CONSELHO. COMUNITÁRIO ME AGUARDE PRA VER TÔ COM VERGONHA DELA VIX MARIA MININU
  5. realista
    não tem pra onde correr, essa sem dúvida já foi escolhida pelo povo como a deputada mais improdutiva do RN.
  6. Luca
    Natália, mulé deixe de besteira, o povo tem direito de se expressar mesmo que você não concorde, vá lavá as mãos e passar álcool e não saia de casa, já ajuda deixe os outros de mãos nesse sentido, acorde mulé, o Estado precisa de você,vseja mais produtiva, responsável e inteligente, faça com que as pessoas, vejam você de maneira melhor!!!!
  7. Biu
    Qual projeto ou que iniciativa essa deputada teve que favoreça o RN? Por favor, alguns dos seus asseclas enumere ao menos um item
  8. Cesar
    Essa deputada federal ainda não disse pra que veio, seu mandato é improdutivo e desarticulado , só vivi em rede social fazendo zoada , não tem projetos pra mostrar de interesse do povo, é muita zoada e pouco resultado ou melhor dizendo , nada , nada até agora seu mandato é um fiasco. Ainda bem que não passará de um , essa deputada aí é uma Furada.
  9. Torres
    Verdadeiramente não tem o que fazer..
    É complicado eleger esses políticos que são extremamente partidário. E que na verdade esquece da verdadeira função que tem que assumir.
  10. Anna Emanuella
    O mínimo que eu esperava da minha deputada. Exaltar ditadura é crime.
  11. Paleo
    Vai trabalhar pelo povo que te elegeu.
  12. Cesar
    Essa foi a deputada mais improdutiva na câmara federal em todos os tempos, seu mandato é somente para fazer zuada, acusações sem fundamento e disseminar ódio, ainda não fez nada pelo estado em que o elegeu, seu mandato é totalmente improdutivo, sem dúvida não passará dos 4 anos, o Rio Grande do Norte agradece.
  13. Silva
    Devia se preocupar com nosso estado e fazer alguma coisa útil , porque parece que vocês vivem em outro mundo , as grande nações se unindo pra salvar a população e vocês nem aí como sempre … acorda nordeste !!!!’ em pleno caos mundial do covid 19 … milhares de pessoas morrendo em países organizamos , imagine nós 😔
  14. PAULO ROBERTO
    MANDA ESSA SEM FUTURO ARRUMAR UMA LAVAGEM DE ROUPA.
  15. Menezes
    Tenho Pena do povo potiguar.
  16. Said
    Criaturinha sem serventia alguma,ver se faz alguma coisa útil sua inútil vai procurar pelo menos uma lavagem de roupa sua imprestável, faca mil favores.
  17. Lucas
    Parabéns à deputada. Na democracia, quem exalta regime militar que torturava e matava civis tem que responder na justiça!
  18. Cidadao
    Essa deputada só aparece assim!! Não faz absolutamente nada. Alguém conhece 1 proposta dela? Péssima
    • M.D.R.
      O lugar da DEPUTADA , está errado. Lugar realmente é na VENEZUELA e CUBA. A DEPUTADA é a favor da desigualdade social e injustiça SOCIAL no ESTADO. Concordou com tudo que a GOVERNADORA executor contra o funcionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643