martins em pauta

sábado, 22 de dezembro de 2018

Presos começam a deixar presídios graças às saidinhas de fim de ano

Sábado, 22 de Dezembro de 2018

Somente no estado de São Paulo serão quase 40 mil presos que devem usufruir do polêmico benefício e circular livremente por duas semanas.


Todos os anos, junto com as festas de final de ano, vêm a já famosa saidinha de Natal do encarcerados da Justiça. Nela milhares de detentos ganham o direito de passar cerca de duas semanas livres, em tese, para celebração com os familiares e ajudar no processo de ressocialização.

Em resposta à Coluna, a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo informou que os dados precisos sobre o número de beneficiados só serão divulgados após o retorno "de todos os reeducandos" à cadeia, mas informações extra-oficiais dão conta de que quase 40 mil detentos terão direito ao benefício apenas no estado.

Em 2017, os presos começaram a sair no dia 20 de dezembro. Foram 33.324 beneficiados com taxa de retorno de 96% ao final do período, deixando 1.333 fugitivos da Justiça. Esta taxa de fuga e a sensação de insegurança causada pela própria soltura destas dezenas de milhares de condenados tornam o benefício bastante polêmico, e é comum que as redes sociais sejam inundadas por reclamações contrárias. 

Vários candidatos chegaram a usar o fim da saidinha como bandeira de campanha. O governador eleito de São Paulo, João Doria, foi um deles. "Eu sou contra a saidinha. Aquele que cumpre a pena deve cumprir em prisão", disse Doria, que prometeu lutar pelo fim do benefício.


Com informações do portal R7
Foto portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643