martins em pauta

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Uva controla a pressão arterial, é anticâncer e antienvelhecimento

Sexta, 09 de outubro de 2015


O Bem Estar desta quinta-feira (8) falou sobre os benefícios da uva. No mercado há vários tipos, mas qual faz mais bem para a saúde? Na hora de comer você tira a casca, a semente? Também explicamos quando lavar a uva e como armazenar. Para tirar as dúvidas convidamos a agrônoma e pesquisadora da Embrapa Patrícia Ritschel e a consultora e pediatra Ana Escobar. A uva é uma das frutas mais saudáveis. Por ser rica em glicose e frutose é um alimento que dá bastante energia, por isso é uma ótima opção de lanche. Ela também tem alto valor calórico, por isso deve ser consumida com moderação. Apesar da doçura, ela não causa pico glicêmico porque é rica em fibras. A fruta faz muito bem para a saúde. A uva diminui a possibilidade de formar coágulos, controla a pressão arterial, ajuda no funcionamento do intestino, é anticâncer, anti-inflamatória, antienvelhecimento, antimicrobiana. Estudos também mostram que uma taça de vinho ou um copo de suco de uva por dia diminui a chance de problema cardíaco. “As uvas e os sucos são ricos em diversos compostos: açucares, composto fenólicos, como procianidina, o resveratrol, que são substâncias antioxidantes, que protegem o organismo de doenças originadas de processos oxidativos”, explica o doutor em engenharia de alimentos Marcos Lima. O suco ajuda a nos proteger da diabetes, colesterol alto, hipertensão e doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson. A uva pode ser encontrada em diversas formas: in natura, suco, vinho, uva passa, geleia de uva, óleo de uva, farinha de uva. A farinha e o óleo são extraídos da semente e têm grande valor nutricional. Tanto um quanto o outro são de fácil digestão e podem ser usados em pratos doces ou salgados, já que o sabor da uva é bem neutro. Pão, bolo, biscoito, macarrão, iogurte, patê, saladas. Todas as receitas podem ter uma pitadinha de óleo ou farinha de uva.

Uva verde ou uva vermelha?

A única diferença entre elas é que a uva vermelha tem mais polifenol que a verde. Mas ambas contêm vários nutrientes, como vitamina C, minerais, carboidratos e polifenóis, que protegem o coração, são anticâncer, anti-inflamatório, antienvelhecimento e antimicrobiana. Os polifenóis estão concentrados nas sementes e na casca da uva.

Como escolher a uva

Veja algumas dicas

- Procure uvas com ‘cabinhos’ verdes;

- Examine as cores das uvas para determinar se estão maduras (as brancas apresentam tom esverdeado e as tintas tons violáceos escuros);

- Verifique se as uvas apresentam aromas frescos e doces;

- Procure sinais de fungos, como mofo, nos cachos de uva.

Manchas esbranquiçadas na casca da uva são devido à presença de resíduos da calda bordalesa, que nada mais é do que a mistura do sulfato de cobre com a cal. A calda está presente superficialmente na casca da uva e pode ser eliminada após lavar em agua corrente.

Conservação da uva

Coloque as uvas no refrigerador logo que chegar em casa. O ideal é armazenar no fundo da geladeira, onde é mais frio. Ao comprar grandes quantidades, separe os cachos de uvas para promover a circulação de ar. O ideal é lavar a uva somente antes de comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643