martins em pauta

Ex-presidente da Assembleia-Geral da ONU é preso por corrupção

Quarta, 07 de outubro de 2015

Anacley Souza

Presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013, o embaixador de Antígua e Barbuda na entidade, John Ashe, foi preso por autoridades dos Estados Unidos nesta terça-feira (6) por envolvimento em esquema de corrupção que envolve um bilionário do setor imobiliário de Macau, Ng Lap Seng, e outros quatro réus. Segundo informações da Agência Reuters, ele foi acusado, em denúncia apresentada em Nova York, de receber mais de US$ 500 mil em suborno de Ng, que queria erguer um centro de conferências em Macau, com custo de bilhões de dólares, com patrocínio da ONU. Ashe tentou convencer o secretário-geral da entidade da necessidade de construir o centro. A denúncia surgiu após as prisões de Ng e de seu assistente, Jeff Yin, ocorridas no mês passado. Eles foram acusados separadamente. Também são citados na denúncia Francis Lorenzo, que era vice-embaixador da República Dominicana na ONU; Shiwei Yan, principal executivo de uma entidade nova-iorquina sem fins lucrativos não especificada, e Heidi Hong Piao, diretor financeiro da ONG, que teria pagado 20 mil dólares mensais para Ashe exercer a função de “presidente honorário”. De acordo com Reuters, as acusações serão apresentadas pelo ainda nesta terça-feira procurador-geral de Manhattan, Preet Bharara, em entrevista à imprensa. A denúncia aponta que Ashe recebeu mais de US$ 800 mil em propina de empresários chineses para apoiar seus interesses na ONU e em Antígua. Ele teria repassado parte do dinheiro para o então primeiro-ministro de Antígua e depositou mais de US$ 3 milhões de dólares de governos e autoridades estrangeiros em contas de dois grandes bancos norte-americanos.

Nenhum comentário:

Contato : (84) 9 9151-0643