martins em pauta

quinta-feira, 19 de março de 2015

TCU decide apurar atos dos conselhos de Administração e Fiscal da Petrobrás O Estado de S. Paulo


Quinta, 19 de março de 2015

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira, 18, que irá analisar se os conselhos de administração e fiscal da Petrobrás tiveram participação em falhas cometidas na gestão da estatal. Os ministros aprovaram a determinação em plenário, o que significa que a presidente Dilma Rousseff poderá ser corresponsabilizada e punida por eventuais decisões tomadas quando presidiu o conselho de administração da estatal de 2003 a 2010, quando era ministra do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

No comando do conselho de administração, a presidente aprovou a compra da refinaria de Pasadena, nos Texas (EUA), que provocou prejuízo de US$ 792 milhões aos cofres públicos, entre outras decisões que agora serão analisadas. A punição vai desde indisponibilidade de bens a pagamento de multas. 

Dos 40 processos sobre a Petrobras no Tribunal de Contas da União, 10 estão ligados à superfaturada refinaria de Pasadena, nos EUA, e 15 à Lava Jato, incluindo a venda de metade da subsidiária da estatal na África ao banco BTG Pactual, de André Esteves, além do caso no complexo petroquímico Comperj. Os casos foram citados pelo ministro-substituto do TCU André Luís de Carvalho, ao propor a investigação do conselho de administração, presidido por Dilma em todo governo Lula.


Fonte: J.Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643