martins em pauta

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Projeto realiza soltura de filhotes de tartarugas em praia de Areia Branca




Ao todo, 105 filhotes de tartarugas foram soltos na tarde desta segunda-feira na praia de Upanema (Foto: Erivan Silva)


Soltura aconteceu na presença da equipe de ambientalistas e do reitor da UERN, Pedro Fernandes. (Foto: Erivan Silva)

Pouco mais de cem filhotes de tartarugas da espécie tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) foram soltas na tarde desta segunda-feira (07), na praia de Upanema, no litoral areia-branquense.

A soltura foi feita pelos ambientalistas do Projeto Cetáceos da Costa Branca, órgão que realiza o monitoramento numa faixa litorânea de 336 km, entre Caiçara do Norte (RN) e Aquiraz (CE), onde desenvolve atividades em 14 municípios.

A ninhada de ovos que originou os filhotes de tartaruga-pente foram encontrados e recolhidos por precaução em uma praia no município de Guamaré (RN) e trazidos para a Base de Recuperação de Animais Marinhos, em Areia Branca (RN).

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes acompanhou a soltura dos répteis marinhos e visitou a base do projeto.

Na oportunidade o reitor ainda discutiu com setores locais, projetos futuros da universidade voltados para a exploração do turismo ecológico em Areia Branca.

O Projeto Cetáceos da Costa Branca é financiado pela Petrobras a partir de uma condicionante ambiental para a exploração de petróleo e gás na região de praias da Bacia Potiguar. A iniciativa é executada pela UERN em conjunto com a Fundação Guimarães Duque (FGD).


Fonte: A Voz de Areia Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643