martins em pauta

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Black Bloc destrói agência bancária e loja de HyundaiPublicação


: 16 de Maio de 2014 

São Paulo (AE) - Pelo menos duas agências bancárias e uma concessionária da Hyundai depredada, uma guarita da PM tombada e pichada e restos de lixo queimado foram os traços deixados pela manifestação contra a Copa ontem no centro de São Paulo. Ao menos quatro pessoas ficaram feridas na região da Avenida Paulista. Às 17h30, a avenida, no sentido da Consolação, já estava interditada na altura da Alameda Campinas. Manifestantes liberaram apenas a faixa da esquerda para a passagem dos ônibus. 

Fernando Frazão/ABr


Integrante do grupo Black Bloc ateia fogo na Bandeira Brasileira em dia de protestos no Rio
A passeata na Paulista começou às 18h55, mas os manifestantes caminharam pouco. Por volta das 19h15, teve início a confusão na Rua da Consolação depois que manifestantes - a maioria deles encapuzada - começaram a bater em portas de metal de lojas perto da Avenida Paulista, fazendo muito barulho. A polícia jogou a primeira bomba de efeito moral e a manifestação começou a se dispersar. 

Duas agências bancárias e uma loja de da Hyundai, patrocinadora d a Copa,foram depredadas. Quatro pessoas, entre elas dois fotógrafos e uma policial militar, ficaram feridas. Uma viatura da PM foi interceptada pelo Grupo de Apoio ao Protesto Popular para levar um dos feridos ao Hospital das Clínicas. Outro foi encaminhado ao HC por integrantes do próprio grupo. 

Uma parte dos manifestantes prosseguiu pela Rua Matias Aires, que ficou bloqueada. Os carros buzinavam, mas não conseguiam passar. Manifestantes gritavam “Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar”. Uma agência da Hyundai foi quebrada e pichada por grupos de manifestantes na Rua da Consolação. Eles também quebraram os carros dentro da agência. Com o avanço da Tropa de Choque pela Consolação, os manifestantes encontraram pontos livres para fazerem barricadas. Com o retorno do Choque à área, a passeata se dispersou por várias ruas do centro da capital.

No Rio de Janeiro, cerca de 1,5 mil pessoas, segundo cálculo da Polícia Militar, participaram do ato. O protesto recebeu a adesão de professores em greve e de parte dos motoristas de ônibus responsáveis pela paralisação desta semana. Os manifestantes caminharam da Central do Brasil até a sede administrativa da prefeitura, na Cidade Nova. Durante o percurso, álbuns de figurinhas da Fifa foram queimados por adeptos do Black Bloc. Depois, um deles queimou a bandeira do Brasil. 

Professores ligados ao Sindicato Estadual (Sepe) encerraram sua participação por volta de 19h30, ainda em frente à prefeitura. Um PM usou spray de pimenta contra um grupo que chamara policiais de fascistas. 

Em Fortaleza, policiais militares e manifestantes entraram em confronto na passeata contra a Copa. O protesto seguia pela Avenida dos Expedicionários, no bairro Vila União, com destino à sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), quando um grupo de encapuzados infiltrados começou o quebra-quebra. O clima ficou tenso. O comércio fechou as portas e a vitrine de uma loja de confecção foi destruída.

MOBILIZAÇÃO
O que ocorreu nos protestos em outras capitais brasileiras

BRASÍLIA
Cassetetes e gás de pimenta foram usados na manhã desta quinta-feira, 15, pela Polícia Militar em Brasília, para tentar conter cerca de 300 manifestantes que bloqueavam a o edifício sede da Terracap. 

BELO HORIZONTE
Cerca de 2 mil pessoas tomaram algumas das principais vias do centro de Belo Horizonte. Além de integrantes de grupos como Tarifa Zero, Fora Lacerda, Assembleia Horizontal Popular e Central Sindical Popular, o ato foi engrossado por servidores de várias áreas da Prefeitura de Belo Horizonte e da Educação de Contagem.

PORTO ALEGRE
O protesto convocado pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público levou menos de 100 pessoas às ruas de Porto Alegre no início da noite. A manifestação foi prejudicada por uma chuva torrencial que caiu sobre a cidade por volta das 18h. Uma hora depois já não chovia tanto, mas não havia manifestantes se dirigindo às ruas centrais da cidade.

SALVADOR
A chuva atrapalhou a movimento e protesto conseguiu juntar apenas 100 manifestantes.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643