martins em pauta

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

“Ministros respondem pelas escolhas que fazem”, diz Fachin durante cerimônia de abertura do Judiciário

Terça, 03 de fevereiro de 2026

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Na abertura do ano Judiciário, nesta segunda-feira (2), o presidente do STF, Edson Fachin, afirmou que “os ministros respondem pelas escolhas que fazem” e ressaltou que decisões, prioridades e a forma de comunicação da Corte “importam”.

“Os ministros respondem pelas escolhas que fazem. As decisões que tomamos, os casos que priorizamos, a forma como nos comunicamos — tudo isso importa”, declarou.

Em meio à crise envolvendo o Banco Master, que colocou ministros em evidência, Fachin afirmou que “as dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência”.

O presidente do STF também disse que “momentos de adversidade exigem mais do que discursos” e destacou que “unidade” não significa “unanimidade”.
“O todo não se confunde com a parte. O que nos une é o compromisso com a instituição”, completou.

A cerimônia marcou a retomada dos trabalhos após o recesso e reuniu autoridades dos Três Poderes, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente da OAB, Beto Simonetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643