martins em pauta

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

COP30: Incêndio é o ápice da vergonha e do constrangimento que foi o evento

Sexta, 21 de novembro de 2025

O incêndio de grandes proporções que atingiu um dos pavilhões da COP30, em Belém, no início da tarde desta quinta-feira (20), penúltimo dia do evento, é o ápice da vergonha, do constrangimento e do absurdo em que se transformou o evento que desde sua preparação já dava sinais de fracasso. Felizmente, não houve feridos.

Diversos episódios mostraram ao longo dos últimos meses e principalmente nos últimos dias que a COP30 se tranformou em símbolo de desperdício de dinheiro público.

A começar pelo gasto de quase R$ 500 milhões do Governo Lula sem licitação com a OEI para organizar a COP30. Sem falar em bilhões em obras que não ficaram prontas e contratos suspeitos.

A baixa presença de líderes mundiais, preços altíssimos da hospedagem na capital paraense, questões de segurança com episódios de assaltos a jornalistas e até ameaças do Comando Vermelho à subestação elétrica Belém-Marituba, responsável pelo fornecimento de energia ao evento.

E não para por aí. Alimentação a preços absurdos e até o papel da primeira-dama Janja, nas cerimônias oficiais, viraram motivo de debate público. Lembrando ainda da utilização de cerca de 160 geradores a diesel para garantir conforto térmico aos participantes do evento, contrastando com a poluição provocada pelos equipamentos em um evento que discute sobre o meio ambiente.

Vale lembrar ainda da declaração do Chanceler alemão que disse ter ficado feliz ao ir embora de Belém. E o episídio da atriz Lucélia Santos que foi vítima de um golpe de um anúncio falso de hospedagem.

Em razão de tudo isso, há pressão por pela instalação de uma CPI para investigar superfaturamento, contratos obscuros e a farra com dinheiro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643