martins em pauta

sexta-feira, 26 de julho de 2024

A Faria Lima caiu na real: O PT está destruindo as contas públicas

Sexta, 26 de julho de 2024

O governo petista é um desastre para o país e se essa trajetória não for modificada, o dólar tá barato.

Trechos da matéria da Infomoney com um dos maiores gestores brasileiros, Luis Stuhlberger:

“O governo do PT quer sempre acelerar, vai no limite. Só que aí obriga o BC a brecar, e se tirar esse equilíbrio, que é o que a [ex-presidente] Dilma [Rousseff] fez, colocando o [Alexandre] Tombini, aí há um estrago”, afirmou o gestor em entrevista ao jornal Valor Econômico divulgada nesta quarta-feira (24).

“Se isso acontecer, eu garanto que a coisa que você vai ter mais saudades é do tempo que conseguia comprar dólar a R$ 5,60, porque o dólar vai para R$ 7.”

Stuhlberger já afirmou ter se arrependido de “acreditar que o PT teria seriedade fiscal” e que o novo arcabouço fiscal é “uma peça de ficção”.

Para ele, a postura do governo Lula 3 de querer forçar o crescimento do país por meio de gastos, afirmando que o PIB cresce e tudo se resolve é um problema grave. 

“Nenhum país é governável com essa mentalidade, mas o Lula e a esquerda acreditam na teoria de que se distribuir esse dinheiro todo, essas pessoas vão consumir. (…) É um pensamento que deu errado historicamente em todos os lugares do mundo”, afirma o gestor. 

Stuhlberger também destaca que os cálculos do ministério da Fazenda não são viáveis. “A Fazenda governa no estilo, ‘eu aumento, mas não invento’”. E afirma que o contingenciamento não funciona, porque a receita está superestimada, enquanto a despesa está subestimada.

A Verde não se saiu tão mal porque reviu suas posições a partir de abril.

“A gente pegou essa deterioração no começo. Fomos mal de janeiro a abril, mas de abril em diante meio que virou”, afirmou. 

A virada foi a compra de renda fixa americana, após trocar Tesouro IPCA+ por TIPS (títulos americanos indexadas a inflação).

Leandro Ruschel.

Fonte> Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643