martins em pauta

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Maduro pode invadir Guiana a qualquer momento e militares brasileiros são acionados (veja o vídeo)

 Sexta, 01 de dezembro de 2023

Há crescentes rumores de que a Venezuela, sob a liderança do presidente Nicolás Maduro, está considerando invadir a Guiana para reivindicar a região do Essequibo, que constitui mais de 60% do território guianense.

Como preparação para uma possível ação militar, Maduro convocou um referendo para 3 de dezembro, onde os venezuelanos poderão opinar sobre a criação de uma nova província chamada Guayana Esequiba, atualmente parte da Guiana.

Essa área de 160 mil quilômetros quadrados é rica em recursos naturais, incluindo reservas de petróleo estimadas em 11 bilhões de barris. Caso a província seja estabelecida, os 125 mil habitantes da região seriam concedidos a cidadania venezuelana.

Diante da potencial escalada do conflito, o senador brasileiro Hiran Gonçalves (PP) solicitou ao Ministério da Defesa um aumento do efetivo das Forças Armadas em Pacaraima, uma cidade brasileira na fronteira com a Venezuela.

Em entrevista ao canal Fator Político, o deputado General Girão revelou detalhes dessa possível invasão e contou experiências do tempo em que morou 11 anos na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Confira:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643