martins em pauta

sábado, 2 de dezembro de 2023

Delegado da PF que comandou esquema de fraude ocorrido durante o 1º governo Lula, tem aposentadoria cassada

Sábado, 02 de dezembro de 2023

O delegado de Polícia Federal Daniel Leite Brandão, preso por integrar quadrilha que manipulou mais de 400 inquéritos em troca de propina, teve sua aposentadoria cassada.

A quadrilha interferia em inquéritos envolvendo quantias milionárias da Previdência Social e do Tesouro Nacional.

Na época, Brandão chefiava o Núcleo de Operações e respondia interinamente pela chefia da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da PF no Rio de Janeiro.

Policiais, advogados e funcionários do INSS que integravam a quadrilha passavam a exigir dinheiro para deixar de investigar as empresas suspeitas de fraudes à Previdência e sonegação de impostos.

Segundo a Justiça Federal, os acusados passavam a fazer “acertos com os investigados, através de investigações lenientes, diligências protelatórias, apurações propositadamente deficientes ou mesmo pedidos de arquivamento”.

Além de Brandão, outros cinco delegados da PF, dois deles superintendentes regionais, foram presos em 2006, durante a Operação Cerol, por envolvimento no esquema de propina. No total, 17 pessoas, sendo 11 agentes da PF, foram presas por participarem da quadrilha.

Brandão foi condenado por improbidade administrativa, pagamento de multa e perda de cargo público.

O ex-delegado teve recurso negado pela 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e a cassação de sua aposentadoria foi determinada na quinta-feira (30/11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643