martins em pauta

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Por um "erro de cálculo", foguete da China deve cair na Terra nos próximos dias

 Sexta, 07 de Maio de 2021

O foguete chinês Long March-5B, que foi usado no lançamento do módulo central da Estação Espacial Chinesa no dia 29 de abril deste ano, deverá cair na Terra nos próximos dias.

O foguete, por algum erro de cálculo, foi parar em uma região do espaço que não devia, após colocar o módulo Tianhe em órbita. Agora, o atrito constante com a atmosfera terrestre vem arrastando o objeto cada vez mais para perto do planeta.

Por causa de seu tamanho, o foguete não deve se queimar completamente durante sua reentrada na Terra, conforme costuma ocorrer com outros tipos de lixo espacial menores, já que este objeto possui 30 metros de comprimento, 5 metros de diâmetro e pesa 21 toneladas.

As previsões são de que partes do objeto resistam às altas temperaturas, mas não foi possível determinar o local em que ocorrerá a queda, assim como a data.

As análises indicam sua passagem ao norte de cidades como Nova York (EUA), Madri (Espanha) e Pequim (China), e ao sul do Chile e de Wellington (Nova Zelândia). Sua queda pode ocorrer em qualquer ponto destas áreas.

Conforme o astrônomo Jonathan McDowell, que classificou o erro da agência espacial chinesa como “inaceitável”, o evento será a maior reentrada descontrolada de espaçonaves dos últimos anos.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643