martins em pauta

sexta-feira, 7 de maio de 2021

JACAREZINHO – RJ: ONU pede que MP faça investigação independente, cita tendência de ‘uso desproporcional’ da força em favelas, e delegado nega execução: “quem não reagiu, foi preso”

Sexta, 07 de Maio de 2021

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou, nessa sexta-feira (7), uma investigação independente sobre a operação policial no Jacarezinho que deixou 25 mortos, incluindo um policial.

O porta-voz dos Direitos Humanos da ONU, Rubert Colville, disse em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça, que há um histórico de uso desproporcional e desnecessário da força pela polícia.

“Pedimos que o promotor conduza uma investigação independente e completa do caso de acordo com os padrões internacionais”, disse Colville

O porta-voz ainda se diz preocupado com o fato de que a cena do crime não tenha sido preservada, dificultando o trabalho da perícia para a elucidação das circunstâncias da morte.

“É particularmente preocupante que a operação tenha ocorrido apesar de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2020 restringindo as operações policiais em favelas durante a pandemia de Covid-19”, afirma Colville.

Ele faz um alerta às autoridades brasileiras para que o uso da força seja aplicado quando estritamente necessário, respeitando os princípios da legalidade, precaução necessidade e proporção.

“A força letal deve ser usada como último recurso e apenas em casos em que há ameaça iminente à vida ou de um sério perigo”.

Comissão da Alerj suspeita de execuções

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) afirma que há “graves indícios de execução” no Jacarezinho e também pediu uma investigação do Ministério Público.

“É preciso dar o nome correto do que aconteceu no Jacarezinho: chacina. É absurdo naturalizar esse tipo de ação. As pessoas esperam do governo a vacina e a comida, é só recebem terror e morte. Não existe pena de morte no Brasil. A polícia não pode combater o crime cometendo crimes contra humanidade. O MP precisa investigar com seriedade e compromisso com a população do Rio”, afirma a presidente do grupo, Renata Souza (PSOL).

25 mortos

Um dos mortos foi o policial civil André Leonardo de Mello Frias, da Delegacia de Combate à Drogas (Dcod). A Polícia Civil diz que os outros 24 assassinados eram criminosos, mas não revelou as identidades ou as circunstâncias em que foram mortos.

Moradores da comunidade denunciam que suspeitos foram executados. O Ministério Público recebeu, em sua ouvidoria, denúncias de abusos policiais, que estão sendo investigados.

O delegado Ronaldo Oliveira nega que tenha havido execução. “Para deixar bem claro: quem não reagiu, foi preso. Ou foi preso ou fugiu”.

O sociólogo Daniel Hirata, do Geni/UFF, classifica a operação como inaceitável e diz que é mais grave do que chacinas como a de Baixada Fluminense, em 2005, ou a de Vigário Geral, em 1993.

“Foi a operação mais letal que consta na nossa base de dados, não tem como qualificar de outra maneira que não como uma operação desastrosa (…) É uma ação autorizada pelas autoridades policiais, o que torna a situação muito mais grave”.

Ele diz que, segundo os moradores, a ação se tornou mais violenta após a morte do policial e que ficou “incontrolável”. Na manhã desta sexta, a comunidade amanheceu com policiamento reforçado.

Com G1

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Olha no que dá a complacência do estado, com a ajuda do STF, inclusive com a comprovada permissão de áreas destinadas ao crime com o uso de drogas, além do faz de conta de dar atenção devida às fronteiras e as amizades com governantes de países produtores de drogas. O Brasil virou rota e piada de péssimo gosto, hoje os meliantes mandam nas ruas e nós ficamos presos em casa. Quero saber se com pão e mortadela se conseguiria subir nesses antros de marginalidade, a política do faz de conta tem um preço amargo.

  2. Desproporcional como, se os bandidos defendidos pela esquerda seboso, pq existe uma esquerda coerente e inteligente, estava mais armada e com um quantitativo maior que a polícia? Só os canalhas semelhante aos bandidos os defendem.

  3. Os policiais tem de reagir imediatamente a essa onda de criminalização de suas obrigalções constitucionais, a polícia sempre existiu para defender a sociedade, como disse o Delegado, “quem não reagiu foi presso” se fosse a contráruio e tivese morrido 25 policiais os direitos humanos achariam normal.

  4. Que a ONU, os Direitos Humanos e as ONGS que defendem bandidos os adotem. Que sejam vítimas de sua crueldade. Qie morram nas mãos deles.
    Força desproporcional é bandido atirando em PM de cima para baixo, com armamento de maior letalidade e sem compromisso de preservar nenhuma vida de inocente.
    Que merda de país estamos construindo, onde só quem tem direitos são os bandidos e os políticos corruptos?
    Até quando a sociedade vai aceitar isso de forma passiva?
    Onde estão a ONU, os Direitos Humanos e essas ONGs sugadoras do dinheiro público quando bandidos matam o cidadão de bem ou os policiais?
    A sociedade precisa urgentemente exigir e lutar por mudanças, se quisermos uma sociedade melhor no futuro.

  5. Manda esse povo da ONU e outros subir lá no morro, distribuindo picolé e apenas dizendo que veio prender bandidos. Se sair um vivo é milagre…

  6. Acho que foram poucos CPF cancelados, o que tinha de marginal que foi filmado, fugindo pelos telhados é pouco! E a verdade é que a Polícia teve que reagir, já no início da operação executaram o inspetor da PC, André Farias! Ai vem Direitos Humanos, OAB, imprensa, deveriam considerar os policiais uns heróis em colocar a vida em risco em prol da população. História de não combater facção criminosa por causa da milícia é muita cara de pau! É preciso sim combater, punir e aumentar a pena dos dois!

  7. fez certinho, reagiu é chumbo tinha que ter matado mais, a ONU E BOSTA ÉW A MESMA COISA MANDA EM NADA AQUI NÃO, tem que fazer todo dia, bater ate reduzira a zero esses criminosos, operação feita com inteligência, parabéns a policia

  8. Quando a PM é juridicamente impedida de atuar em área, publicamente conhecida, como sendo de atuação de bandidos e traficantes, tem muita coisa errada com quem tomou a decisão. Essa pilantragem de combater bandido e traficante com conversa, convencimento e flores, é de uma irresponsabilidade imensurável, parece coisa de gente conivente com o crime.
    Qual a razão do viciado atacar cidadão com arma para tomar o dinheiro e ir comprar o tóxico? Porquê o cidadão está desarmado. Se o viciado for roubar o traficante, vai ser recebido a bala de grosso calibre. Essa é a realidade! O resto é discurso torpe
    Quais os partidos políticos que defendem o bandido com a máscara de excluído social?

  9. O que parece ser só mais uma operação desastrada e sem inteligência da polícia também pode ser visto como uma forma de preparo de terreno para que a milícia possa dominar um território aonde nunca conseguiu se instalar. É fácil ficar comentando como se fosse um apresentador de programa policial popularesco com chavões surrados, mas para quem vive nessas regiões sem lei essa novela não tem graça nenhuma.

    1. Quer ser inocente útil, é problema seu, mas não venha externar sua opinião desvirtuada. Milícia vai tomar conta do espaço a qualquer preço e na hora que estiver mais forte. A regra é quem está mais forte toma conta dos negócios, sempre foi assim. Mas alguns tem o desvio mental e deterioração social de só ver a ação da PM como coisa ruim. Vá para Colômbia e Venezuela, lá a Milícia em nome do governo faz o que você entende e aceita, só atua democraticamente.

  10. Polícia miliciana.
    Uma verdadeira chacina, nunca vi uma operação como essa no Leblon, Ipanema, barra da Tijuca, etc.

    1. Um jumento direitopata, eleitor de outro ASNO fascista e genocida falando de …”milícia”?!?!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Esses eleitores do jumento mor fazem-me rir !!!!!!!!!
      Miliciano é esse assassino que voces doentes mentais colocaram na presidência por falta de opção, junto com a sua prole de BANDIDOS!
      Mais óia quem vem falar de milícia !!!kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Vai estudar, JUMENTO!

  11. 24 CPF cancelados, engraçado é a imprensa fazer um alvoroço pela morte de 24 bandidos e ficar calada pela morte trágica de 3 crianças e 2 professoras por um esquerdista de 18 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643